São Silvestre e Pan Americano na Colômbia: coletores atletas participam de corridas de rua, acumulam medalhas e ganham apoio do SIEMACO-SP

17/11/2021

Nem só de coleta vive o trabalhador da Limpeza Urbana. Sonhos, perspectivas, realizações e busca por novos desafios movem muitas pessoas dentro da categoria. É o caso de três atletas profissionais, que aproveitaram a correria do dia a dia em cima do caminhão para se transformarem em verdadeiros campeões. Fábio Correia, Johnatas Cruz e Ivanildo de Souza fazem parte da coleta de lixo na EcoUrbis Leste, mas formam também uma equipe de corredores de rua que já acumulam vitórias na carreira.

Como forma de valorizar o trabalhos desses guerreiros, o SIEMACO São Paulo, além de defender a categoria e buscar benefícios para melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, irá apoiar os três atletas com materiais de corrida (tênis e roupa), para que eles possam ir ainda mais longe no esporte.

"A gente acredita muito no esporte. Eu fui jogador de futebol profissional nos meus vinte anos de idade e sei como ser um atleta muda nossa vida, nos dá perspectivas e abre portas. Além disso, enquanto Sindicato Cidadão, acreditamos que podemos e devemos dar mais qualidade de vida para a categoria e valorizar o esporte. Por isso, vamos dar um apoio aos nossos corredores", disse o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, que recepcionou os atletas nesta quinta-feira (11), na sede do sindicato.

E os três atletas já têm desafios pela frente. Fábio irá para Cali, na Colômbia, correr representando o Brasil pelos Jogos Pan-Americanos Juniores de 2021. Além desse desafio, ele irá, juntamente com Johnatas e Ivanildo, correr a meia maratona de São Silvestre. "Estamos treinando muito, todos os dias, antes e depois do serviço, para podermos trazer mais essa medalha pra casa", disse Fábio.

Para Ivanildo, o atleta dos três que está a mais tempo na corrida de rua, abrir caminhos para novas gerações é gratificante. "Fico feliz em ver novos atletas se formando, pessoas que somam. Agora vamos treinar juntos, se ajudando", disse.

Johnatas também segue o caminho dos dois amigos. "Estou me preparando muito para a São Silvestre, e esse apoio do SIEMACO fará toda a diferença para nós", completou.

Em outubro deste ano, Fábio Correia venceu os 10.000 metros e ficou com o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo Sub-23, em Guayaquil, no Equador.