Segundo dia da 10ª Oficina de Formação aborda temas focados nas mulheres

15/07/2022

A 10ª Oficina de Formação 2022 promovida pela Redes de Mulheres da UNI Brasil iniciou, nesta sexta-feira (15), seu segundo dia com temas focados nas mulheres.

“O Brasil está atrasado para ratificar a convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, disse Marcia Adão, secretária Geral do Siemaco em sua fala inicial durante a formação da mesa de abertura do evento que contou com presença de Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Cristiane do Nascimento, diretora Social do SINTETEL, Andrea Garcia, da Uni e Fernanda Lopes, CUT.

Ricardo Patah foi contundente em afirmar que as iniciativas em prol das mulheres não podem ficar apenas nos discursos. “Apesar de ter melhorado, muito por conta das ações realizadas dos sindicatos, mas é um absurdo ainda termos casos de discriminação e assédios, seja sexual ou moral. Para a gente ter um ambiente de igualdade de oportunidade tem que ter muita luta, pois o Brasil é um país que tem o machismo impregnado”.

O líder ugetista ressaltou as ações realizadas pelo movimento sindical na luta contra o racismo, a homofobia e pela equiparação salarial.

Durante o evento, aconteceram palestras sobre violência de gênero, convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), diversidade, tecnologia, entre outros.

O evento, que acontece na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que fica na Vila Guilhermina, em Praia Grande – SP, iniciou nesta quinta-feira (14) abordando a temática de juventude e encerrará neste próximo sábado e contou com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas de sindicatos de diversas categorias, tais como: comerciários, teleatendimento, saúde, asseio e conservação, entre outros.