4ª Marcha da Enfermagem levou mais de 10 mil pessoas para a frente do Congresso Nacional

26/09/2022

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) promoveu nesta quarta-feira (21/09) a 4ª Marcha da Enfermagem, que teve como objetivo mobilizar o Congresso Nacional para votarem o projeto que indica a fonte de custeio do Piso Salarial da Enfermagem.

Na última sexta-feira (16/09), o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a validade do piso por 60 dias, para que a Câmara, Senado e Governo Federal indiquem as fontes de custeio do pagamento do piso.

A marcha teve início por volta das 8h em frente ao Museu da República, os técnicos em enfermagem assinaram a folha de ponto no evento, posteriormente o sindicato tentará negociar com as unidades de saúde para que não haja o corte de ponto da categoria que paralisou no dia de hoje.

Estima-se que compareceram na Marcha mais de 10 mil pessoas. Estiveram presentes toda a diretoria do Sindate e o deputado distrital Jorge Vianna (PSD) que é um dos apoiadores do evento.

A diretora do Sindate, Josy Jacob, afirma que a paralisação foi uma forma de mostrar a força da enfermagem brasileira e desta forma mobilizar o Congresso Nacional para que votem o projeto que indica a fonte de custeio do piso. “Nós não iremos parar de lutar enquanto o piso salarial não for efetivado. Essa luta não é somente pela questão financeira, é também pela valorização da categoria”.

Imagem: Wilter Moreira

Por Camilla Nunes