UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Santiago cobra igualdade no tratamento entre homens e mulheres


13/12/2013

O deputado federal Roberto Santiago (PSD), promoveu, na quinta-feira (12), na Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP), audiência pública para discutir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na área trabalhista. No debate, Santiago cobrou a votação de medidas que poderiam resolver a questão, como a ratificação da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante igualdade de oportunidade e de tratamento para homens e mulheres.
 
“A legislação tem que ser mais dura nas punições para os agressores e mais justa no sentido de criar possibilidades de igualdade efetiva no mercado de trabalho. Todo mundo reconhece as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, mas não há providências efetivas”, ressaltou Santiago.
 
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontam que a cada cem mulheres, dez estão desempregadas. A estatística indica ainda que o percentual de homens com nível superior chega a 11,5%, enquanto o feminino é de 19,2%.
 “Os números comprovam que as mulheres possuem absoluta competência para exercer qualquer função. Dito isso, não existe motivo para diferenças de tratamento e de salários”, acrescentou o parlamentar.
 
A secretária da Mulher, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Cássia Bufelli, informou que as mulheres equivalem a mais de 50% da população economicamente ativa e mesmo assim a classe feminina não é reconhecida. “Por mais que as mulheres estudem e façam cursos, elas não conseguem ter ascensão em suas carreiras. A diferença entre os salários, exercendo a mesma função, é enorme”, afirmou.


Categorizado em: Secretaria da Mulher,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.