Segurança do consumidor sai vitoriosa com a ajuda da UGT e do Proteste

15/01/2014

Os carros novos terão agora AIRBAG e freios ABS. O Governo federal estava em dúvida em efetivar a medida.  Queria adiar a sua implantação, estabelecida em 2009 e sempre adiada. Temia pelos aumentos de preços, desemprego e inflação. É claro que havia o lobby das montadoras. Mas UGT (União Geral dos Trabalhadores) e PROTESTE-Associação dos Consumidores mostraram que a instalação desses dois equipamentos era fundamental para a segurança dos motoristas.

Afinal morrem mais de 50 mil pessoas por ano em acidentes pelas estradas brasileiras. É uma catástrofe. Manifesto da UGT e do PROTESTE Associação dos Consumidores chegou às mãos da presidente Dilma, alertando que o Brasil precisava de carros mais seguros para preservar vidas. A UGT, que tem no seu slogan o sindicalismo Cidadão, não podia se omitir. E a PROTESTE, que defende consumidores, também.

Felizmente, a presidente Dilma optou acertadamente pela segurança. Segue, inclusive, orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), que está em sua  “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”, iniciada em 2011 e com término em 2020.  Os governos signatários, e o Brasil é um deles, se comprometeram a tomar medidas para prevenir acidentes de trânsito. E não seria adiando a obrigatoriedade de itens de segurança que o grave problema dos acidentes seria resolvido.

O curioso é que os carros que iam para a exportação tinham todos os itens de segurança, especialmente AIRBEG e freios ABS. E os que ficavam aqui no consumo interno não tinham nada disso, discriminando o consumidor local. A partir de agora, as coisas mudam completamente e o comprador de carros brasileiros terá muito mais segurança. Graças à UGT e o PROTESTE-Associação de Consumidores.

Antenor Braido e Eduardo Rocha

Categorizado em: Institucional,