UGT participa de Reunião Regional do Fórum Político sobre o Desenvolvimento da União Europeia

27/06/2014

Nos dias 25 e 26 de junho, com a colaboração da CSA – Confederação Sindical para as Américas, o Fórum Político sobre o Desenvolvimento da União Europeia organizou a Reunião Regional das Américas, em Lima – Perú.

Na ocasião se debateu sobre a Agenda Pós 2015, Setor privado para o desenvolvimento, Cooperação da União Europeia sobre Mudanças Climáticas e a Relação da União Europeia com organizações da sociedade civil e autoridades locais.

Participaram deste encontro integrantes da “RSCD - Rede Sindical de Cooperação ao Desenvolvimento”, entre eles: representantes sindicais da  UGT - Brasil, CATP - Perú, CUT – Perú, CTA - Argentina, CASC - República Dominicana, MUSYGES - El Salvador, CGTG - Guatemala, CTRP - Panamá e responsáveis pelas áreas de Cooperação da CSA e CSI. A delegação sindical foi composta por 18 (dezoito) sindicalistas.

Rede Sindical de Cooperação ao Desenvolvimento

No dia 24 de junho, a CSA – Confederação Sindical para as Américas promoveu uma Reunião Sindical preparatória ao Fórum Político sobre Desenvolvimento.

O grupo composto por representantes sindicais das Américas elaborou um documento com propostas que foram apresentadas na Reunião do Fórum Político sobre Desenvolvimento.

Estas propostas são recomendações sindicais sobre: “Diálogo Político para melhorar a governança”, “A transparência de contas dos governos e o papel das OSC – Organização da Sociedade Civil” e finalmente “Como contribuir para um crescimento sustentável e inclusivo”.

Para o Secretário de Relações Internacionais para as Américas, Sidnei de Paula Corral, “a reunião foi produtiva, mas há necessidade de aprofundar a posição do movimento sindical sobre esses temas e definir as possibilidades de alianças estratégicas com outros atores da sociedade civil”.