UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretaria de Acessibilidade da UGT promove palestra sobre autismo


01/04/2015

Nesta quinta-feira, dia 2 de abril se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Silvana Mesquita, Secretária de Acessibilidade da UGT, informa que está programado na ADPD de Guarulhos, um dia de atividades com palestras e orientações sobre essa doença, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. 

 

“A data é importante para marcar ações de inclusão das pessoas com autismo. Elas tem dificuldades de comunicação, de entrosamento, de brincar, e costumam não manter contato visual com as demais pessoas”, informou Silvana, lembrando que as atividades tem como objetivo ajudar a conscientizar e informar sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Prédios públicos e alguns pontos turísticos do país deverão ser iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

 

Origem do Dia Mundial do Autismo

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

 

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

 

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.