UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT PRESS 116


08/07/2009

CLIPPING DA UGT: todos os dias, o jornalista Marco Roza prepara um clipping das mais importantes notícias para os diretores da UGT. Em 3 de junho, ele estampou a notícia: para OMS, óculos evitaria perda anual de US$121,4 bi em produtividade". Os cálculos se referem ao fato de que 150 milhões de trabalhadores têm deficiência visual o que provoca perda potencial de produtividade. Um par de óculos apropriado geraria um gasto de até mil dólares por pessoa, mas ainda seria suficiente para aumentar os ganhos econômicos das empresas. Boa sugestão em tempo de crise.

CUBA: os integrantes da OEA (Organização dos Estados Americanos) aprovaram resolução que revoga um instrumento semelhante que há 47 anos expulsou Cuba da instituição. Esta revogação, inclusive apoiada por Hillary Clinton, presente na votação, abre caminho para a normalização das relações internacionais de Cuba e para a suspensão do bloqueio econômico dos Estados Unidos. Se isso acontecer, Cuba poderá ter um volume inédito de investimentos estrangeiros, caso haja concomitante abertura econômica do país.

OEA: na reunião da Organização dos Estados Americanos, as organizações sindicais e sociais também estiveram presentes oferecendo subsídios e fazendo protestos pontuais. A CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas) apresentou documento defendendo os direitos humanos e condenando a onda de assassinatos de líderes sindicais na Colômbia e Guatemala. A CSA reúne organizações sindicais nacionais de todo o Continente e do Brasil participam CUT, FS e UGT.

MUSEU DA CORRUPÇÃO: o arquiteto mineiro, Rodrigo de Araújo Moreira, 78 anos, foi capaz de, junto com os alunos da escola de arquitetura, criar um museu virtual, um desenho inspirado na pirâmide do Museu de Louvre, em Paris. Algo extraordinário, quase uma catedral, o denominado "Museu da Corrupção", produto do jornal Diário do Comércio, é digno de ser visto por todos os brasileiros interessados no tema. Para isso, basta acessar o link http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/arquiteto.htm

FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER: o escritório brasileiro da fundação alemã Konrad Adenauer lançou um compêndio sobre os seus 40 anos de história no Brasil. A obra "Política, Sociedade, Cooperação Internacional" contém artigos de políticos, cientistas, líderes sociais e sindicais. O site da Fundação no Brasil é www.kas.de/Brasil

"




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.