UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT PRESS 105


04/05/2009

VALORES CONFUNDIDOS: o imprevisto bate-boca em público dos ministros do Supremo Tribunal Federal, duas nobres e altas excelências, doutores Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, mostra claramente que estamos batendo no fundo do poço em termos de degradação das instituições nacionais. De nada serviu a tentativa do presidente Lula de situar a discussão como parte de nossa democracia, a qual, de resto, não é exemplo para o mundo. Significa apenas que a baixaria chegou onde jamais deveria chegar e que, se permanecer, poderá contaminar o funcionamento da Corte Suprema, um dos pilares de nosso sistema político-administrativo.

COMENTÁRIO PRESIDENCIAL: ao dizer que a discussão entre os ministros ajuda a sociedade e a democracia", Lula se esqueceu que aqueles que têm a honra e o dever de julgar por definitivo as demandas e conflitos jurídicos nacionais, têm também que manter a solenidade, a civilidade e a compostura, sem as quais não há exemplo e nem padrão para as cortes menores, sem falar nas conseqüências para outras instituições, de longe envolvidas em péssimos hábitos.

O PRESIDENTE (ANTES BISPO) LUGO: boa parte da opinião pública paraguaia está surpresa (para falar o mínimo) com o aparecimento de amantes e filhos de Fernando Lugo. Até o momento, ele assumiu um dos relacionamentos e uma filha. Pode haver oportunismos, como é comum em casos como esse. Contudo, o oportunismo maior estará na oposição, na repentina importância do vice-presidente Federico Franco, do Partido Liberal, e naquelas forças tradicionais e oligárquicas do Partido Colorado, contra as quais Lugo se viabilizou como candidato. Haverá um natural enfraquecimento do presidente paraguaio, algo a lamentar pelo amplo arco de forças políticas e sindicais que o elegeu.

AUTO-REFORMA SINDICAL: os sindicatos (confederações e centrais sindicais) estão dando um exemplo aos políticos e às instituições, promovendo um raro debate sobre a "auto-reforma sindical". Enquanto os políticos discutem várias reformas, durante décadas seguidas, sem concretizar quaisquer delas, as organizações sindicais sob o comando de Victor Báez Mosqueira, secretário-geral da CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas), promovem debates e realizam estudos sobre o sindicalismo no século 21. Novas formas de definição de trabalho e trabalhador, o avassalador avanço da informalidade e a ausência de proteção social para a maioria, impõem nova postura e novos desafios às lideranças sindicais.

TRABALHADORES DA IMPRENSA: as empresas dos meios de comunicação vêm despedindo sistematicamente, de forma a reduzir o pessoal das redações. Já há algum tempo, os profissionais da imprensa vêm trabalhando no limite de sua capacidade, permanecendo no trabalho mais horas do que o determinado legalmente. Há ainda práticas que se caracterizam como "autônomos disfarçados", caso em que as empresas exigem que os profissionais constituam empresas e prestem serviços como pessoas jurídicas. Bons tempos aqueles que também os jornalistas faziam greves, ficavam ao lado das reivindicações dos sindicatos e participavam dos movimentos reivindicatórios."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.