UGT Press

UGT PRESS 125: A Economia Chinesa

31/08/2009

CHINA FAZ OBRAS PÚBLICAS: a China faz o seu New Deal" investindo bilhões de dólares em obras públicas. O pacote chinês é da ordem de mais de 500 bilhões e a última notícia refere-se à ampliação do Porto de Xangai, o maior terminal de cargas do mundo. Para se ter uma idéia do tamanho do porto chinês, basta compará-lo com Santos, o nosso maior porto, que ocupa o 41º lugar no ranking mundial. Os cinco maiores portos do mundo estão na Ásia, sendo três deles na China. São: Singapura, Xangai, Hong Kong, Shenzhen e Busan, este último na Coréia do Sul. O governo do Presidente Lula promove estudos para a ampliação do Porto de Santos e UGTpress já registrou esse esforço. Contudo, as providências são lentas.

OS PESSIMISTAS DA CHINA: com todo esse pacote monumental de obras, os pessimistas acham que a China não vai crescer mais do que 7% (isso mesmo, sete por cento) entre 2009 e 2010. Para eles, a China precisará se acomodar a um crescimento mais baixo, mas mesmo assim, impressionante para nós. Os jornais brasileiros são pródigos em apresentar, todos os dias, notícias sobre a economia da China, o que representa um sinal evidente de que essa economia se transformou na mais importante do mundo. Os Estados Unidos e a China formam hoje um par de economias que não podem se desgarrar, uma é dependente da outra e ambos, certamente, atuarão em conjunto nos fóruns internacionais na defesa dos interesses comuns.

O NOVO CABRAL: o novo Cabral chama-se Sérgio e é governador do Estado do Rio de Janeiro. Sua credencial maior é ser parceiro de Lula e beneficiário da nova indústria petroleira que se expandiu via descobertas na Bacia de Campos. Cabral deu uma entrevista ao Estadão, na qual disse com todas as letras: "Não permitirei que o Rio seja assaltado". Referia-se aos estudos para que as receitas tributárias oriundas dos negócios do Petróleo continuem inundando os municípios e estados onde se encontram as jazidas, valendo dizer, para o futuro, o Rio, São Paulo e Espírito Santo. Cabral não encontrou ressonância para a frase, afinal os orçamentos da cidade de Campos já produziram o casal Garotinho. O tema deve ser estudado sem bairrismos.

PLENÁRIA NACIONAL DA UGT: a União Geral dos Trabalhadores, organização sindical fundada em 2007, fez sua primeira Plenária Nacional nos dias 27, 28 e 29 de agosto, na Colônia de Férias dos Comerciários, em Praia Grande (SP). Vários temas foram discutidos, além do planejamento da entidade para os próximos dois anos. Embora nova, a UGT supera todas as expectativas em termos de crescimento. No seu curto período de existência, tornou-se a terceira maior central do país. O presidente, Ricardo Patah, está otimista e tem como objetivo conseguir mil entidades filiadas, antes do término de seu primeiro mandato."