UGT Press

UGT PRESS 128: Anistia aos estrangeiros

17/09/2009

ESTRANGEIROS INDOCUMENTADOS: a Polícia Federal do Brasil já regularizou a situação de aproximadamente 15 mil estrangeiros indocumentados. Pela anistia concedida pelo Governo Lula, os estrangeiros entrados no Brasil até fevereiro de 2009 podem requerer o visto permanente e residir normalmente no país. Dos 15 mil já regularizados, chama a atenção a quantidade de chineses (1.819), só batidos pelo número de peruanos (2.094). Depois, veem os bolivianos (1.644) e paraguaios (1.555). Informações: www.cam.spm.org.br e na UGT com Valdir Vicente: ugt@ugt.org.br

O OUTRO HOFFA: James P. Hoffa, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros dos Estados Unidos (International Brotherwood of Teamsters), afirmou que os caminhões mexicanos não deveriam ser autorizados a viajar pelas estradas americanas até que se implemente um programa de inspeção integral e o governo mexicano garanta que se aplique a mesma jornada de trabalho e as mesmas regras a que são submetidos os motoristas americanos, inclusive quanto ao uso de álcool e drogas. Para Hoffa o TLCAN (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) não dá o direito para caminhões perigosos transitarem por nossas estradas". Para lembrar: James Hoffa é filho de Jimmy Hoffa (James Riddle Hoffa), o famoso presidente do mesmo sindicato, desaparecido em 1975 e dado como oficialmente morto em 1983. Jimmy ocupou a presidência do sindicato por muitos anos, mesmo depois de condenado à prisão por suas ligações com a Máfia e utilização pessoal de fundos sindicais. Teve a pena comutada pelo presidente Nixon. Sua fama é decorrente do filme "Hoffa, um homem, uma lenda", estrelado por Jack Nicholson.

TRIBUNAL CONTRA MULTINACIONAIS: Martin Scheinin e Manfred Nowak, relatores especiais da Organização das Nações Unidas (ONU), lançaram uma proposta para criar um tribunal internacional que possa julgar as multinacionais por suas violações aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Esta foi a primeira vez que, num dos relatórios internos, se pediu uma iniciativa dessa natureza. O documento foi elaborado por solicitação suíça, assinado pela ex-Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Mary Robinson, e cita, inclusive, Pfizer, Shell, Union Carbide e YPF Repsol. A proposta não deve progredir, mas representa significativo sinal.

MÁFIAS FARMACÊUTICAS: Ignacio Ramonel, do Le Monde Diplomatique, alerta sobre os exageros da indústria farmacêutica européia. Ele elenca abusos em matéria de competitividade do setor
afirma que a indústria joga sujo para impedir a chegada ao mercado de remédios mais eficazes
trabalha e influi sobre os médicos e as distribuidoras para desqualificar os produtos genéricos
oprime os modestos e pequenos fabricantes de medicamentos com seus vultosos recursos
gasta rios de dinheiro em publicidade e propaganda, fortalecendo seus produtos diante dos genéricos, o que deixa o consumidor com medo e, patrocina lobbies junto ao Escritório Europeu de Patentes (OEP), atrasando a entrada de produtos genéricos no mercado. Ramonel comenta também a iniciativa do presidente Barack Obama de reformar o sistema de saúde americano, que deixa sem assistência 47 milhões de cidadãos. Afirma que o complexo industrial farmacêutico dos Estados Unidos se apóia nos meios de comunicação mais conservadores para dificultar a iniciativa presidencial. No site da Comissão Européia você encontrará outras informações http://ec.europa.eu/comm/competition/sectors/pharmaceuticals/inquiry/index.html

PAULO SKAF/SENAI: a excessiva exposição do presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, tem chamado a atenção da imprensa. As críticas são abundantes, especialmente no rádio. Toda a publicidade é feita com recursos do Senai, oriundos de depósitos compulsórios. UGTpress lembra que as organizações sindicais de trabalhadores não tem o mesmo direito. Comenta-se que o desejo de Paulo Skaf é ser candidato a governador. Se isso ocorrer, certamente na sua propaganda constará "demolidor da CPMF".

"