UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT PRESS 129 - Geração Perdida


25/09/2009

NOVAS REVELAÇÕES: lendo colunas assinadas e cantos de reportagens, é possível aproximar-se de um mínimo de esclarecimento sobre as compras militares do Brasil. As últimas revelações mostram que a França tem imperiosa necessidade de vender os caças Rafale ao Brasil, não só porque o negócio é vantajoso e estratégico para aquele país como, de resto, será fundamental para a recuperação da empresa fabricante Dassault. No que concerne ao submarino Scorpène, embora a situação não seja muito diferente, há um interesse dos franceses nas reservas de urânio do Brasil, justificando um mútuo e interessante acordo. A conferir, no futuro.

TUDO POR FAZER: o Brasil é um gigante adormecido". Quantas vezes ao longo da vida ouvimos esta frase? No limiar do século 21, o país mostra que ainda tem tudo por fazer: geração de energia, ferrovias, defesa, meio ambiente, recuperação de rodovias, expansão agrícola, mineração e por aí afora. A lista de desafios é grande. Seria bem mais fácil enfrentar esses desafios se houvesse um mínimo de legislações favoráveis, a começar pelo sistema político, tributário e judicial. No entanto, também as leis estão por ser feitas. Enfim, tudo está por fazer. Certamente, isso fará do Brasil uma potência, se não por seu atraso econômico e institucional, por ser o local onde estão concentrados os melhores negócios do mundo. Em nenhum país existe o elenco de oportunidades que há no Brasil. O que foi desvantagem passa a ser vantagem.

GERAÇÃO PERDIDA: o conceito de década perdida, forjado a partir dos anos oitenta do século passado, está evoluindo para uma nova descoberta: o novo conceito de "geração perdida". Não se trata mais de precisar no tempo, mas de julgar as oportunidades de uma faixa etária. Talvez, justamente aquela faixa que nasceu a partir da década de 80, os jovens de hoje. O relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) lavrou o termo "geração perdida", informando que, em seus 30 países membros, um em cada três jovens não tem emprego nem oportunidades. Com as vagas suprimidas pela crise, a situação deve se agravar, dando razão ao relatório. O que fazer com esses jovens? No Brasil, a situação não é muito diferente.

NOSSO VELHO SENADO: a Folha de São Paulo revelou que o Senado Federal, apesar da crise que quase derrubou o seu presidente, continua aprontando. Valendo-se de ata secreta, o Senado validou atos que criaram mais diretorias, gastos e verbas indenizatórias. Em outra notícia, na mesma página, o jornal revela que o TCU (Tribunal de Contas da União) resolveu cobrar as diárias pagas para a filha de Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, quando ela acompanhou o pai em viagem a Nova York. As despesas foram autorizadas por Renan Calheiros. Os gastos com pagamentos de diárias no ano de 2007 somaram mais de 800 mil reais.

RIDÍCULA: a redução da taxa de analfabetismo entre 2007 e 2008, revelada pelo IBGE, beira o ridículo. O índice caiu de 9,9% para 9,8%. O número absoluto de analfabetos subiu de 14,14 milhões para 14,25 milhões."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.