UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 132: Valorização do Real


26/10/2009

NÃO É SÓ NO BRASIL: embora a moeda brasileira seja uma das mais valorizadas do mundo, outras moedas também se valorizam. No início do mês, os bancos centrais asiáticos intervieram no câmbio para evitar a desvalorização de suas principais moedas frente ao dólar. Não são somente os países que devem reagir ante a desvalorização do dólar. O maior esforço cabe exatamente ao governo dos Estados Unidos, isso se não quiserem, paulatinamente, ir perdendo protagonismo na economia mundial.

DÓLAR FORTE: o discurso interno americano tem como objetivo ressaltar o papel do dólar. Três pesos pesados da economia americana - Ben Bernanke (presidente do FED), Larry Summers (conselheiro econômico da Casa Branca) e Tim Geithner (secretário do Tesouro) - tem sido enfáticos em declarações para convencer os mercados mundiais de que os Estados Unidos permanecem comprometidos com a política de valorização do dólar. No dia-a-dia dos mercados, isso não tem ocorrido.

BUSCA DE OURO: ocorre que a desvalorização do dólar faz com que investidores substituam os seus ativos em dólar por outros de maior segurança, como o ouro. No entanto, economias como a da China e a do Brasil estão muito atreladas ao padrão dólar e possuem reservas em títulos do tesouro americano. De uma hora para outra, não há como se agasalhar com outro cobertor. Já há alguns anos, o Brasil vem mantendo um ritmo alucinado de compras da moeda americana e suas reservas em dólar estão por volta de 230 bilhões.

OUTROS REFLEXOS: em que pesem os problemas na exportação de produtos, há aspectos positivos. Em busca de maior competitividade, as empresas brasileiras estão preocupadas com os seus custos e racionalizando sua operacionalidade com ganhos estratégicos de longo prazo. Com a valorização do real, a inflação brasileira mantém-se em patamares bastante baixos, oferecendo um clima único de tranquilidade interna. As empresas aproveitam a oportunidade para reforçar o caixa com o lançamento de ações no mercado de capitais. O exemplo mais emblemático dessa opção foi o fato de o Grupo Santander escolher o Brasil para captar recursos. Só para o Santander, em dois dias, entraram no país 5 bilhões de dólares.

SUBSTITUIÇÃO DO PADRÃO DÓLAR: em meio aos boatos e circunstâncias que afetam o dólar, aparecem sempre os discursos relacionados com a substituição do padrão dólar e é assunto do momento a criação de uma moeda de reserva internacional. O dólar é problema dos Estados Unidos e, na medida em que os americanos resolverem seus problemas estará resolvido o problema do dólar que, por enquanto, seguirá sendo o que é a curto e médio prazo.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.