UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 147: Instrumentos de mídia da UGT


30/12/2009

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES: A UGT, organização sindical de grau superior, é a entidade que mais cresce no universo sindical brasileiro. Com proposta moderna, lideranças emergentes e sentido de unidade, a UGT surpreendeu o mundo do trabalho do Brasil ao nascer da fusão de três centrais (CAT, CGT e SDS) e ser fortalecida pela adesão de sindicatos independentes. Já é a terceira maior central brasileira, ultrapassa 700 entidades sindicais filiadas. Incorporam-se a essas organizações outras 500 entidades não-sindicais (grêmios de servidores públicos, movimento circulista, associações profissionais e movimentos diversos), perfazendo um total de 1.200 organizações espalhadas por todo o território nacional. A UGT tem representação em todos os estados brasileiros.

PRESIDÊNCIA: a presidência da União Geral de Trabalhadores é exercida pelo comerciário Ricardo Patah, também presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Jovem, dinâmico e líder que se destaca por posições modernas e corajosas, a Ricardo Patah foi delegada a tarefa de construir e consolidar a UGT em seus primeiros anos. Com a ajuda de seus companheiros de diretoria, Patah está organizando as instâncias estaduais e setoriais. Não perde de vista os acontecimentos nacionais e fincou importantes bandeiras de luta: defendeu os aposentados brasileiros, batalha por melhores rendimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e tem realizado importantes seminários para estudos de problemas brasileiros.

BALANÇO: com este boletim de final de ano, UGTpress chega ao número 147. Com a meta de um por semana, foram expedidos 60 boletins neste ano, contra 65 no ano passado. Este boletim teve origem na extinta CAT (Central Autônoma de Trabalhadores) e foi rebatizado como UGTpress, tendo recebido por parte de Ricardo Patah e colegas de diretoria todo o apoio para a continuidade. É hoje, um dos instrumentos de mídia da União Geral dos Trabalhadores - UGT).

INSTRUMENTOS DE MÍDIA DA UGT: a partir do Clipping Diário, garimpado pelo jornalista Marco Roza, é redigido o Blog do Patah. A página da internet (www.ugt.org.br) é constantemente aperfeiçoada e atualizada. Periodicamente, são editados livros e revistas. Regularmente aparece a Revista da UGT, responsabilidade do jornalista Mauro Ramos. O Jornal da UGT, com mais de 30 mil exemplares, é distribuído a todas as filiadas e, ocasionalmente, nas ruas e praças do país. Recentemente, por iniciativa de Ricardo Patah, foi criado o Torpedo Via SMS, destinado às convocações e assuntos de urgência, buscando em tempo real, principalmente os membros da Executiva Nacional. Editado em inglês e espanhol, o UGT Global é importante para a divulgação internacional da UGT. Há ainda a Circular Mensal, exclusivamente dirigida às organizações filiadas e, por fim, este UGTpress. Todo esse trabalho é coordenado pelo diretor Marcos Afonso de Oliveira.

FELIZ ANO NOVO: a equipe editorial de UGTpress deseja aos seus leitores um feliz 2010.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.