23/12/2017
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, na manhã desta quarta, 20, na sede nacional da entidade, em São Paulo, uma delegação chinesa de sindicalistas.
O objetivo da visita foi trocar experiências a fim de aprimorar a manutenção do movimento sindical.
Na ocasião, Wagner Souza, secretário adjunto da SRI da UGT, explicou aos chineses a estrutura sindical brasileira e a atual situação do País, especialmente no que se refere às reformas trabalhista e da Previdência. “Nosso governo está tentando enfraquecer os sindicatos e retirar os direitos dos trabalhadores. Estamos passando por transformações e contamos com investimentos internacionais”, disse Wagner.
O chefe da delegação, Wang Jianzhi, presidente da Federação dos Sindicatos de Zhuzhou, destacou que, hoje, a China está unindo as cidades agrícolas e urbanas por meio de um transporte de alta velocidade.
Já Zhan Xiuling, diretora do Comitê de Mulheres da Federação de Sindicatos Zhuzhou, abordou a parceria entre os dois países e citou que a maior diferença no que se refere à mulher trabalhadora é que, na China, a desigualdade salarial é muito menor.
A vinda da delegação chinesa foi mediada por Isaias Guimarães, diretor presidente da Câmara de Relações Exteriores Brasil-China. Além de Jianzhi e Zhan, o grupo era formado por: Xiao Xiaoli, presidente da União Geral Distrital de Lusong de Zhuzhou; Wang Yuwei, presidente da União Geral Distrital de Shifeng de Zhuzhou; Liu Kaiping, presidente da Federação de Sindicatos do Condado de Zhuzhou; e Zeng Xianchang, presidente da União Geral do Condado Yanling de Zhuzhou.
UGT - União Geral dos Trabalhadores