26/03/2018
O presidente Michel Temer confirmou nesta segunda-feira ao Broadcast Político que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deixará o cargo nos próximos dias para tentar se viabilizar como candidato à Presidência da República. "Já era a intenção dele. Acertamos nesses últimos dias", afirmou Temer à reportagem em rápida conversa por telefone. O presidente disse ainda não ter decidido quem substituirá Meirelles.
Para tentar viabilizar seu projeto eleitoral, o ministro da Fazenda deve deixar o PSD, sua atual sigla, e se filiar ao MDB, mesmo com o partido tendo o próprio Temer como candidato declarado à reeleição. A ideia é que o ministro fique como "plano B", para caso Temer não consiga viabilizar sua candidatura e desista de entrar no páreo. Caso Temer não recue, o MDB quer que o ministro seja candidato a vice-presidente na chapa do emedebista.
O anúncio de Temer antecipa o próprio Meirelles, cuja intenção era anunciar sua decisão somente no dia 2 de abril, em Portugal. Na sexta-feira, Temer levou o ministro ontem a tiracolo em um giro pelo Nordeste. Foram a Xique-Xique, na Bahia, a Petrolina e a Goiana, em Pernambuco. Disposto a manter Meirelles sob sua órbita, o presidente fez vários afagos ao comandante da economia durante discursos nos eventos.
Fonte: Estadão
UGT - União Geral dos Trabalhadores