28/08/2018
Lançada em maio de 2018, a 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, iniciativa do governo federal, teve 1038 práticas inscritas. Dessas, 729 foram selecionadas para a segunda etapa. Entre elas, três da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e várias de sindicatos filiados e organizações parceiras do Movimento Estadual ODS São Paulo que apoia a Central.
As práticas da UGT selecionadas foram: os seminários para reflexão e as exposições realizadas pela Central na Avenida Paulista em celebração ao 1º de Maio – Dia do Trabalhador; a Jornada 2030, criada para atender ao chamado da ONU e mobilizar as estruturas e lideranças ugetistas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Projeto Ecoturismo/Etnoturismo, desenvolvido pela UGT, no Tocantins, com objetivo de promover a capacitação da população indígena para que possa gerir seu próprio processo de desenvolvimento.
Já entre as práticas dos filiados e parceiros, temos, entre outras: os Júris Simulados promovidos pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), a fim de alertar a população a como agir em situações de violência e discriminação; o Mulher ComVida, maior evento nacional em celebração ao Dia da Mulher, que oferece, gratuitamente, shows, serviços de beleza, atendimentos jurídicos e trabalhistas para a população paulistana, também organizado pelo SECSP; o programa Vaga Social do Sindicato dos Comerciários, que realiza mutirões de emprego em São Paulo; e o Movimento Estadual pelos ODS-SP, criado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e o governo em relação aos ODS e que conta com a participação tanto da UGT quanto do SECSP.
O Prêmio ODS Brasil tem por objetivo incentivar, valorizar, dar visibilidade e, principalmente, criar um banco de boas práticas que contribuam para o alcance dos 17 ODS que formam a Agenda 2030 – esta é parte de um Protocolo Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas), assinado em 2015, que define uma estratégia mundial de desenvolvimento.
Como signatário, o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 ODS, que, entre suas 169 metas, englobam: erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis e mudanças do clima.
Concedido a cada dois anos, até 2030, o Prêmio ODS Brasil possui quatro categorias: governos; organizações com fins lucrativos; organizações sem fins lucrativos; e instituições de ensino, pesquisa e extensão.
Os resultados serão divulgados em novembro e a premiação ocorrerá no mês de dezembro.
Para ter acesso a todas as práticas selecionadas para a segunda etapa do Prêmio ODS Brasil, acesse www4.planalto.gov.br/ods.
UGT - União Geral dos Trabalhadores