UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sintratel apresenta programa de inclusão e capacitação em parceria com a prefeitura e com empresas do setor


29/08/2018

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT) elaborou um projeto que visa, resgatar a cidadania das trabalhadoras e trabalhadores e criar mão de obra capacitada. Esta ação acontece em parceria com empresas do setor e com a prefeitura de São Paulo para possibilitar inclusão e trazer dignidade e esperança onde está já foi perdida.

 

O projeto, que leva o nome de Programa Capacitar para Incluir (PCI) tem como base a capacitação profissional de jovens e pessoas vulneráveis à situação de empobrecimento, para inclusão no mercado profissional e participação na sociedade de forma econômica e cultural.

 

Para isso, o SINTRATEL conta com a participação das principais empresas da base no desenvolvimento do curso, oferecendo preparo e formação aos participantes.

 

Em um dos desdobramentos do projeto, a diretoria do Sintratel realizou reunião com 6 empresas e concretizou parcerias que vão auxiliar no processo de formação, assim como na contratação dos profissionais formados nesse processo de capacitação.

 

Dados alarmantes

 

O Brasil vive um momento de desemprego recorde.  O número de desempregados no país chegou a 13 milhões no 2º trimestre. Cerca de 24% desses, ou seja, 3,16 milhões de brasileiros já procuram emprego há mais de 2 anos, sem nada encontrar.

 

Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (16/08), e mostram que na juventude o problema é ainda mais alarmante, pois entre os jovens os números dobram.

 

Enquanto a taxa geral de desemprego ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens trabalhadores entre 18 e 24 anos o percentual salta para 26,6%. 

 

O PCI (Programa Capacitar para Incluir)

 

O programa conta também com a parceria da Prefeitura de São Paulo na disponibilização dos CEUS e CATS distribuídos pelo município, para utilização destas infraestruturas na realização dos cursos. Isso garante local adequado e melhor acesso dos candidatos aos cursos.

 

O passo seguinte, ao final desta formação, é a participação dos cursistas nos processos seletivos das empresas participantes. O objetivo é capacitar e/ou aprimorar jovens entre 17 e 35 anos para o mercado de trabalho.

 

Raio X do PCI

 

●Local dos Cursos: CEUS E CATS PMSP

 

●Gestores do Curso: SINTRATEL na orientação de direitos trabalhistas e sociais e EMPRESAS no preparo profissional (postura profissional, escrita, acesso digital, marketing pessoal, formação de currículo).

 

●O primeiro passo foi a apresentação do projeto inicial à Prefeitura de São Paulo, que foi aceito pelo Prefeito e pela Secretaria do Trabalho.

 

●O segundo passo foi a primeira reunião de apresentação do projeto e convite de parceria para a construção do PCI realizada na sede do Sindicato em 14/08/2018, que contou com a presença das empresas: AeC, FLEX, LOCAL CRED, TEL TELEMATICA, VIKSTAR e VOXLINE e contribuição do SINTELMARK.

 

Dessa reunião já saiu a proposta de um novo encontro a ser realizado até o final deste mês!




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.