Em 25 de setembro de 2015, membros das Nações Unidas aprovaram, em Nova Iorque, a adoção da Agenda 2030 e de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grande desafio é integrar os três pilares do desenvolvimento - social, econômico e ambiental.
Nos últimos 3 anos, o dia 25 de setembro ficou marcado pela realização de ações em diversos setores. Para este ano, foi criada a #Act4SDGs (em inglês para “atue pelas ODS”).
Dentro do mundo do trabalho isso não é diferente, mas acontece no decorrer de todo o ano, debatendo, tomando conhecimento e combatendo possíveis irregularidades, assim como explica Leocides Fornazza, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP): “Lemos notícias do MPT, diariamente, em muitas delas encontramos relatos sobre situações análogas aos escravos, por exemplo. Hoje em dia, na era da informação, isso não pode mais existir, precisa ser erradicado”, afirmou o presidente.
Leo compõe a diretoria de trabalho decente na União Geral dos Trabalhadores (UGT nacional), através deste cargo alcançou o cargo como vice presidente da Confederação dos Sindicatos do Comércio do Mercosul (UNICOM). Nos dias 17 e 18 de setembro, Fornazza esteve em Buenos Aires, Argentina, para participar de um debate com referências do Mercosul no mundo do trabalho, quando foram debatidos temas relacionados à ODS e, principalmente, sobre o trabalho decente:
“Falamos sobre o momento da Venezuela, por exemplo, com a migração de mais de 2 milhões de pessoas para países vizinhos. Desde 2015 alguns venezuelanos passam por situações precárias e acabam aceitando trabalhar em qualquer situação, muitas vezes de forma irregular. Somente em 2018, 10 mil venezuelanos entraram no Brasil”, argumentou Leo, que ainda completa:
"O Brasil, por ser um país muito extenso, faz fronteira com diversos países no Mercosul, são mais de 15 mil km de fronteira com 10 países diferentes. Os trabalhadores acabam atravessando a fronteira para conseguir um emprego, seja brasileiro ou estrangeiro, faltam garantias, não são registrados, assumem funções com trabalho análogo ao escravo. Ou seja, são situações críticas que não conseguimos fiscalizar em defesa desses trabalhadores. Esse tipo de reunião ajuda a prevenir e a traçar objetivos para protegermos esses trabalhadores", afirmou Leocides.
Desta forma, não deixe para organizar uma ação em prol da sociedade somente no dia 25 de setembro, transforme isso em um hábito. Assim, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) serão cumpridos em plenitude para ajudarmos uns aos outros.