28/10/2019
Magne Lavigne, presidente da União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia (UGT-BA) e pré-candidato à prefeitura de Salvador se reuniu, na sexta-feira (25), com o senador Fabiano Contarato (Rede Sustentabilidade), presidente da comissão Meio Ambiente do Senado.
O assunto em pauta foi a situação dos pescadores (as) e marisqueiros (as) que estão sofrendo com os impactos causados pela mancha de óleo que atingiu a costa brasileira, assim como o problema social que esse desastre ambiental causou para a vida das pessoas que dependem dessas atividades para prover seus sustentos.
“Temos uma grande preocupação com toda essa problemática que envolve o aparecimento desse petróleo no nosso litoral, primeiramente porque é um desastre ambiental sem precedentes na nossa história, com danos incalculáveis e porque, se observarmos o lado social da questão, milhares de famílias que sobrevivem desse ecossistema estão sofrendo graves consequências”, disse Magno.
Segundo o presidente ugetista a produção de peixes e de mariscos foi afetada, o turismo também está sentindo os impactos negativos deste desastre e, como um efeito dominó, atingiu todos que, de alguma maneira, dependem do ecossistema para sobreviver e sustentar suas famílias. “Contarato disse a Comissão de Meio Ambiente está a disposição dos trabalhadores, que podem contar com o grupo para o que for preciso para suprir as necessidades dessas pessoas”, explicou.
Outro tema debatido com o senador Fabiano, foi em relação a contaminação por chumbo de Santo Amaro da Purificação, tema abordado pela UGT nacional em 2013. O parlamentar está marcando uma visita a região para conversar com os trabalhadores sobre o tema e se inteirar do assunto.


UGT - União Geral dos Trabalhadores