Covid-19: Sindate intensifica fiscalização em vacinação no HRT

27/01/2021

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) esteve nesta terça-feira (26), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), para averiguar a aplicação das vacinas contra a Covid-19 nos trabalhadores da unidade hospitalar. A fiscalização realizada pelas diretoras da entidade Josy Jacob e Elza Aparecida visa garantir que o público-alvo esteja sendo vacinado, de acordo com os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A ação intensificada pelo Sindicato em várias unidades de Saúde do DF tem como principal objetivo assegurar que os profissionais da linha de frente que atuam na assistência direta ao paciente, principalmente em áreas de Covid-19, estejam sendo imunizados conforme os critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

As doses são aplicadas por setorização, conforme cronograma. Elas estão sendo realizadas no auditório do hospital, com equipes voluntárias de servidores da unidade, que se revezam na organização e vacinação dos trabalhadores. De acordo com a chefe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Maisa Maia, todos os servidores e colaboradores que atuam no hospital serão imunizados na primeira e segunda fase.

Para os servidores que estiverem de férias, licença-médica, viajando ou aqueles contaminados pela Covid-19 que estão cumprindo o isolamento deve ser aberto um novo cronograma de agendamento para que sejam vacinados. Durante a visita das diretoras do Sindate nesta terça-feira, estavam recebendo doses da vacina trabalhadores das unidades de Clínica Cirúrgica, Nefrologia, Oftalmologia, Pediatria, Nefrologia e UTI.

Ampliação para todos os trabalhadores

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) emitiu, nesta segunda-feira (25), uma circular em que ampliou a vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais de saúde que trabalham na rede pública e privada do DF. O documento estende a vacinação para categorias que antes não estavam incluídas nos protocolos definidos pela pasta, mas que após a nova remessa de doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, o benefício será ampliado para todos os profissionais sem distinção de categorias.

A decisão da pasta atendeu a uma das solicitações do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal, após diversas reclamações de trabalhadores que ficaram fora do início da vacinação. O diretor do Sindate e presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-DF), Newton Batista, destaca que a publicação do documento pela Secretaria de Saúde quanto à extensão da imunização para outros setores dos hospitais traz uma sensação de segurança para os profissionais. “Trabalhar com segurança era o que queríamos aos nossos colegas e a vacina traz isso. Agradecemos a SES por entender que todos são importantes nesse momento”, pontua.