UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Movimento sindical perde Regis Frati


27/01/2021

Recebemos  com imensa tristeza a notícia do falecimento, nesta manhã, do amigo e companheiro Regis Frati.

 

Regis Frati será sempre lembrado como grande companheiro de lutas e como liderança  que, em nenhum momento, mediu esforços no movimento sindical e político em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do mundo.  É importante ressaltar a sua incansável luta, esforço e sua notável importância para a fundação da Força Sindical, em 1991.

 

Régis foi um importante combatente pela democracia e pelos direitos sociais e dos trabalhadores. Filho de família comunista, desde muito jovem integrou o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Estudou no Senai, foi metalúrgico da Ford, no ABC paulista, de onde foi demitido quando circulou a noticia da prisão do seu pai pela ditadura militar. Foi obrigado a ir para o exílio em Moscou, capital da antiga União Soviética, onde integrou-se ao trabalho da equipe do Comitê Central do PCB também no exílio. Lá encontrava-se Luis Carlos Prestes, histórico secretário-geral do partido. Retornou ao Brasil com a anistia. Foi membro da Comissão Executiva e do Secretariado Nacional do PCB. Assessorou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da direção nacional da Força Sindical.

 

A morte de Regis é mais uma perda importante para aqueles que acreditam na democracia e na luta como forma de mudança para um mundo melhor.

 

Companheiro incansável de luta, deixa seu nome escrito no movimento sindical onde lutou de forma exemplar pela conscientização de uma sociedade mais igualitária e pelo respeito aos direitos conquistados pela classe trabalhadora.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.