UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Federação quer tratar de saúde suplementar com governo de transição


25/11/2022

A diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, disse que as entidades de saúde negociam uma reunião com o grupo de transição governamental para a próxima semana, ainda sem data definida. A pauta está em aberto. Nos últimos meses, a área de saúde ganhou repercussão após a aprovação, no Congresso Nacional, do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do piso nacional da enfermagem.

 
 
"O mais importante para conversar com eles agora é que o sistema suplementar é, sim, suplementar ao Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a diretora. A declaração ocorreu durante evento da entidade, em São Paulo, para tratar sobre fraudes em planos de saúde.
 
 
ECONOMIA
Municípios criticam propostas para viabilizar o piso da enfermagem
Os dois temas dominaram o debate no Judiciário e no Legislativo nacional ao longo de 2022. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 suspendeu, em setembro, os efeitos da lei 14.434/2022, apresentada pela pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).
 
A nova legislação definiu o piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras. Pelo texto, o piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas - União, Estados e Municípios -, inclusive autarquias e fundações.
 
 
Rol taxativo
 
Também em setembro deste ano, foi aprovada e publicada a Lei n. 14.454, que derrubou o chamado "rol taxativo", ou a lista de procedimentos obrigatórios de procedimentos da ANS, para a cobertura de planos de saúde. Com a mudança de entendimento, as operadoras de assistência à saúde passaram a ser obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos de planos de saúde.
 
Caberá sempre à ANS editar norma com a amplitude das coberturas no âmbito da saúde suplement
 
Fonte: Correio Brasiliense



logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.