“Os sindicatos precisam enxergar o lado humano e social daqueles que representam”, afirma Roberto Alves

24/05/2023

Nesse último domingo (21), o SIEMACO ABC E REGIÃO realizou uma grande festa em homenagem aos profissionais da Limpeza Urbana, Asseio, Conservação e Áreas Verdes. Mais de 600 pessoas participaram do evento, realizado na Associação dos Servidores Públicos de Santo André. No evento, o presidente da entidade, Roberto Alves, parabenizou os trabalhadores pelo seu dia e enalteceu o papel do sindicalismo cidadão.

Apresentações musicais, churrasco, bebidas e sorteio de prêmios entusiasmaram o público. Ao todo foram sorteadas 50 cestas de alimentos e 10 cartões alimentação no valor de R$ 500,00.

“É muito gratificante ver tanta gente se divertindo. No entanto, mais importante que essa festa é a consciência do verdadeiro papel que o sindicato tem na vida de cada profissional. Além de cumprirmos nossas obrigações na defesa dos interesses trabalhistas, lutando por melhores condições laborais, salários dignos e mais direitos, atuamos de modo diferenciado, exercendo o sindicalismo cidadão”, afirmou Roberto Alves, presidente da entidade.

“Nossa agenda é repleta de eventos que visam aproximar a categoria do sindicato e transformar, verdadeiramente, a realidade de cada um. Os sorteios mensais, por exemplo, têm um cunho assistencial e social, assim como os nossos cursos de formação, as palestras de conscientização – as quais sempre abordamos temas da atualidade, campeonatos, casamento comunitário, entre outros. São ações como essas que fazem a diferença, mostrando que o bem-estar da categoria é a principal razão da existência da entidade”, disse.

Para Roberto Alves, os rumos do sindicalismo no Brasil precisam ser mudados. Para ele, os sindicatos precisam se inovar, buscar novas estratégias de atuação. “Não podemos nos limitar a marcarmos presença na vida dos trabalhadores apenas nas épocas de campanhas salariais, temos que ter participação ativa no dia a dia da categoria. Temos que conhecer os problemas que assolam cada um, suas dificuldades, sonhos, ideais, enfim. Somente assim conseguimos uma verdadeira aproximação e, assim, conquistarmos sua confiança. Precisamos enxergar o lado humano e social de quem representamos”, concluiu o presidente.