UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Frentistas de Campinas celebram novas aprovações de aposentadoria especial


26/05/2023

O Sindicato dos Frentistas de Campinas-SP (Sinpospetro-Campinas) conseguiu aprovar novos pedidos de aposentadoria especial para a categoria. Desde o início deste ano, pelo menos 20 trabalhadores obtiveram o benefício, que dá direito à renda de 100% do salário ao trabalhador que, entre outros fatores,  comprove no mínimo 25 anos de trabalho em atividades de exposição a agentes nocivos à saúde, como por exemplo o benzeno, substância química contida nos combustíveis.


A advogada especialista em direito previdenciário, Dra. Cristina Perez, orienta que os trabalhadores procurem o sindicato, onde é possível corrigir mais rapidamente eventuais inconsistências de documentação, principalmente no que se refere ao  Perfil Profissiográfico Previdenciário, que comprova o trabalho em atividade especial. “O preenchimento incorreto é o principal motivo de indeferimento pelo INSS”, alerta.


Encontro: Para acelerar o processo de aposentadoria especial dos frentistas, lideranças da Federação Nacional dos Frentistas se reuniram, recentemente, com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na Superintendência do INSS, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, os dirigentes apresentaram documento com as demandas da categoria, entre elas, aposentadoria especial, auxílio afastamento para trabalhadoras gestantes, revisão do tempo de aposentadoria das mulheres frentistas e o enquadramento da atividade. Na ocasião, Francisco Soares de Sousa, presidente do Sinpospetro Campinas, denunciou que muitas empresas não recolhem corretamente a contribuição previdenciária dos trabalhadores. A alíquota diferenciada, prevista no decreto 3.048, é o que garante a aposentadoria especial ao frentista.


Atendimento –No Sinpospetro Campinas, o  plantão com a advogada especialista em Previdência ocorre às quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Na sede do Sindicato. Rua Regente Feijó, 95 – Vila Lídia Campinas – SP Telefone: (19) 3234-6761 / 3232-8145 / 3232-7521.





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.