FECEP promove reunião de negociação entre entidades patronais e laborais

02/06/2023

Com o intuito de dar abertura ao diálogo de negociação entre os sindicatos patronais e laborais a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) promoveu uma reunião com mesa de negociação durante a manhã desta terça-feira, 16 de maio, em sua sede, na cidade de Curitiba. Representando a Entidade, estiveram presentes conduzindo os debates o Presidente e o Diretor Secretário, Leocides Fornazza e Flávio Bonifácio Pinto; além do Assessor Jurídico Dr. Roberto Barranco.

Em representação à classe trabalhadora, a rodada de negociação contou com a presença de presidentes, diretores e representantes de diversos Sindicatos filiados à FECEP: José Carlos Neves da Silva de Foz do Iguaçu, Daniel Ivan Rosaneli de Francisco Beltrão, Marisa de Fátima Chemeres de Lima de Guarapuava; Júlio Cézar Cadore de Palotina; João Maria Luiz Carneiro de Pato Branco, Miromar Ponciano de Andrade de Umuarama; José Maurício Beller Testi de União da Vitória e Vanderlei Trindade do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercados, Supermercados, Hipermercados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná. Não estiveram presentes, mas foram representados pela FECEP os Sindicatos de Apucarana, Assis chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Toledo.

Já pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), representando as entidades sindicais patronais participaram do encontro representantes do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado do Paraná; do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Paraná; do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná; do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná,  representados pelos advogados Dr. João Carlos Requião e a Dra. Flávia Bora; o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no Estado do Paraná (SIMACO), representado pelo Presidente Ademilson Milani; juntamente com as assessoras jurídicas Dra. Lucyanna Lima Lopes e a Dra. Patrícia Bernardi.

Também estiveram presentes o representante Cézar Augustus Guariente acompanhado do advogado Dr. Marcos Malhadas do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (SINCOPEÇAS); a representante Isabel Cristina da Silva do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná (SINCODIV) e a advogada Dra. Mônica Carraro Bremer do Sindicato das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná (SINDICEREAL).

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná não enviou nenhum representante para a reunião de negociação, nem justificou a ausência. O Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (SINDISIDER) também não encaminhou nenhum representante, mas garantiu a data base via e-mail.

O Presidente Léo Fornazza manifestou sua satisfação por tão ampla presença de representantes das categorias profissionais e das classes patronais, neste tentame de ajustar condições de trabalho e salário, além de cláusulas sociais que sejam possíveis e viáveis tanto aos empregados quanto aos empregadores. Na sequência os representantes das entidades obreiras ratificaram os termos dos Róis de Reivindicações anteriormente encaminhados, manifestando o interesse em lavrar as Convenções Coletivas de Trabalho naqueles termos. Os representantes patronais informaram ainda não haver realizado suas assembléias para deliberação sobre os pedidos apresentados, pelo que pretendem aguardar pelo menos um pequeno período de tempo para se posicionar a respeito da renovação das CCT’s das categorias. Nesta condição, estão impossibilitados de apresentar proposta nesta data. De toda forma, garantem as datas-bases em 1 de junho de 2023, por 90 dias, permitindo a continuidade nas negociações. Diante de tais condições, decidiram as partes por continuar as negociações em próxima reunião a ser agendada em breve.