UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comissão Tripartite de Transição Justa estabelece grupo de trabalho para discutir políticas viáveis para economia verde


06/06/2023

Neste segundo dia de Conferência Internacional do Trabalho, a Comissão Tripartite de Transição Justa para economia de baixo carbono, pautou nesta terça-feira, três medidas para o debate durante a Conferência Internacional do Trabalho. O grupo discute políticas para implementação de uma transição econômica e socialmente justa no cenário de valorização do meio ambiente, emprego e renda.

Além disso, os empregadores, trabalhadores e membros de governos traçaram estratégias para a ação prática da OIT, com medidas efetivas de redução de taxas de poluentes, contaminação da natureza e saúde dos trabalhadores. Por fim, a comissão discutiu os efeitos da transição a médio/longo prazo em níveis sociais, econômicos e empregatícios.

Uma Comissão de Redação foi criada, com 8 representantes de cada uma das três partes que compõem o grupo principal. Até este sábado, o texto final, com emendas, foi elaborado e entregue pela Comissão.

O presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado, defende o diálogo a partir da proteção social, do cumprimento da Convenção 169 da OIT e valorizando os povos indígenas e originários.

“A economia verde é uma realidade. A única saída para fomentar o debate e diminuir o prazo para que as medidas tomem forma é garantido meios para que as três partes consigam chegar a um senso comum. Nós acreditamos que somente com a garantia de empregos de qualidade, com direitos essenciais e proteção social, sobretudo para aposentados.” complementou Lourenço Prado.

www.contec.org.br




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.