SINDICALISTAS DO NORTE E NORDESTE DEBATEM A DEMOCRACIA E AS LUTAS DOS TRABALHADORES!

07/06/2023

Professor Erledes da Silveira e parte da Equipe de Formação

Com 150 participantes, o Módulo II, do Curso de Formação Político-sindical da UGT Nacional, em Parceria com o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO), realizado nos dias 30 e 31 de Maio, no formato online, aplicado para dirigentes sindicais do Norte e Nordeste, foi marcado por intensos debates, resultando em inúmeras Ações, que irão contribuir para ampliar as sindicalizações e, consequentemente, fortalecer as Entidades de classe.

Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT; Chiquinho Pereira, Secretário Nacional de Organização e Formação Político-sindical; e Gustavo Garcia, representante do Solidarity Center fizeram questão de ressaltar em suas falas durante o Ato de Abertura, a importância da Formação e do Conhecimento para os dirigentes sindicais e os trabalhadores, nesse momento de mudanças no Mundo do Trabalho e na economia mundial, e apontaram, em especial, a necessidade de defesa da democracia, ameaçada no Brasil e no mundo, pelas ideias nocivas da extrema direita.

TEMAS E DEBATES

Durante os dois dias do Curso, o que mais chamou a atenção foi a participação dos/as dirigentes sindicais, que interagiram, de forma contundente, sobre os conteúdos dos Temas apresentados, expressando dúvidas, sugestões, questionamentos, elaborando conceitos e, o mais importante, apresentando ações concretas e objetivas relacionadas a fortalecer os sindicatos em suas bases, seja renovando os processos e formas de aproximar a entidade de suas bases, com ousadia nas sindicalizações, realização de atividades como debates, seminários e atividades culturais facilitando o envolvimento e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras.

Os Temas expostos como “Os Desafios da Sindicalização nesses Tempos de Mudança”, palestra do professor Antônio Marx; o “Case de Sindicalização- 81 anos de História e Sindicalização do SINTATEL/SP”, apresentado pelas dirigentes Maria Edna e Cristiane do Nascimento; e a palestra da Engenheira Civil, Cristina Palmieri, sobre a “Importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” na vida dos trabalhadores/as, contribuíram para a troca de experiência e suscitaram desafios importantes para novos experimentos nas Ações e Políticas de Organização de inúmeros sindicatos.

No entanto, além de questões relacionadas ao dia a dia das lutas dos sindicatos em defesa dos direitos, temas políticos e polêmicos como “Que Sociedade Queremos? Qual é o Papel do Movimento Sindical na Construção dessa Sociedade?” e “Os Sindicatos do Mundo Propõem um Novo Contrato Social. PLANO DE AÇÃO: Que Campanhas as UGT’s e suas Entidades Filiadas podem Desenvolver?”, exposto pelo professor Erledes da Silveira, coordenador de Formação da UGT; o apresentado pela Filósofa Marina Silva, “Um Outro País é Possível - Princípios e Possibilidades de Novos Paradigmas a partir de Experiências Alternativas ao Modelo Dominante de Sociedade”; e “Resgatar a Função Social da Economia, palestra do professor Doutor Ladislau Dowbor, Economista, Professor titular da PUC/SP reforçaram o debate sobre a situação política e econômica do país, a necessidade do envolvimento e participação do Movimento Sindical na luta em defesa da democracia, do governo Lula, do Meio Ambiente e das Políticas Públicas; contra o desmonte do Estado, promovido e articulado pelos neoliberais e o combate ao avanço da extrema direita no Brasil.

ALGUNS DESAFIOS A SEREM SEGUIDOS

No último dia do Curso, os participantes foram desafiados e orientados a, de forma política e organizacional, elaborarem Ações Concretas nos seus sindicatos, no sentido de enfrentar alguns dos desafios impostos pela política neofascista do governo anterior, pelo capitalismo financeiro, pela política econômica excludente liderada pelo Banco Central. Para isso, foram levantados pelo Coordenador de Formação da UGT, professor Erledes da Silveira, 17 propostas, das quais, citamos algumas:

Ampliar a capacidade de interpretar a realidade e elaborar saídas para enfrentar os desafios impostos pelo capitalismo financeiro, pelo neoliberalismo, pelo avanço das novas tecnologias (ressaltando a Inteligência Artificial), que têm provocado, no Brasil e no mundo, o aumento das desigualdades, da fome, do desemprego, da destruição do meio ambiente, das ameaças à democracia, entre tantos males;

Realizar, constantemente, cursos de Formação Político-sindical e Social para conhecimento e/ou aperfeiçoamento dos dirigentes, assessores e militantes sindicais;

Manter interação não apenas com sua base, mas, também, com outras entidades de classe e social, apoiando, efetivamente, as atividades sindicais, sociais e políticas;

Manter campanha permanente de sindicalização e definir metas para atingir no mínimo 50% de sindicalizados (para os sindicatos que ainda não atingiram este patamar) e, para os que já atingiram tal patamar aumentar o percentual em pelo menos 5% ao ano;

Implementar atividades culturais internas à entidade sindical, promover cursos de teatro, dança, música, oficinas de poesia etc. para os trabalhadores/as da categoria e seus familiares a fim de tornar o sindicato atrativo para todas e todos;

Participar dos diversos conselhos bipartite ou tripartite de âmbitos municipal, estadual e/ou federal; envolver-se nas associações comunitárias e outras entidades sociais.

Exigir dos patrões, (setor privado) e dos governantes (setor público), avanços nas negociações coletivas e/ou acordos coletivos inserindo cláusulas que defendam a preservação do meio ambiente, o trabalho decente e valorizem os profissionais.

Desenvolver, de forma concreta e objetiva, Projetos, Campanhas e Ações no sentido de combater a fome, a falta de moradia, de creches, de saneamento básico e de postos de saúde com atendimento de qualidade, entre outros, nos bairros dos grandes Centros Urbanos.

Suely Torres

Professor Antônio Marx

Professor e Economista, Dr. Ladislau Dowbor

Trabalhadores/as do Norte e Nordeste Assistindo o Curso de Formação Político-sindical