UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Manifestação em São Paulo marca a luta da sociedade contra o Marco Temporal


07/06/2023

Aconteceu, nesta quarta-feira (07/06), nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, um ato contra o PL 490, que trata do marco temporal, prevendo alterações nas regras de demarcação de terras indígenas. O ato reuniu representantes das centrais sindicais, indígenas, ativistas e artistas.


O PL 490 foi aprovado pela Câmara dos Deputados, estabelecendo que os povos originários só podem reivindicar as terras que ocupavam quando a Constituição de 1988 foi promulgada. 


Para Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o projeto, que será levado agora para o Senado, desconsidera anos de ataques, expulsão e genocídio ao qual os povos originários foram submetidos de tantos anos desde a chegada dos primeiros exploradores europeus.


Na opinião do sindicalista, faltou sensibilidade dos deputados a causa indígena, pois o projeto permite o contato com tribos isoladas, o que significa que essas áreas poderão serem ocupadas para pasto, exploração de madeira e exploração de minérios, principalmente ouro de forma desordenada. "O Marco Temporal só interessa ao agronegócio. Isso pode representar o genocídio e a expulsão dos povos originários de suas terras", afirmou.


 A expectativa dos manifestantes é que o STF barre o projeto.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.