UGT e Instituto Pró-Vítima se unem para lançar o Projeto Defenda-se

06/12/2023

Na última segunda-feira (04/12), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Instituto Pró-Vítima, deu um passo significativo na luta contra a violência e em prol da defesa pessoal. O evento de lançamento do Projeto Defenda-se - Workshop de Defesa Pessoal foi sediado na própria sede da Central, trazendo à tona questões fundamentais para a segurança e empoderamento, especialmente das mulheres.

A mesa de abertura foi marcada pela presença de figuras de destaque nesse cenário de combate à violência e promoção da igualdade. Cleonice Caetano Souza - Vice Presidenta Nacional da UGT, juntamente com Maria Edna - representante da Secretaria Nacional da Mulher da UGT, Maria Silva Diretora do SIEMACO, Francisco Canindé Pegado - Secretario Geral Nacional da UGT, lideraram o início do evento. Também estiveram presentes Celeste Leite dos Santos - Promotora de Justiça e idealizadora do Estatuto da Vítima e Presidenta do Instituto Pró-Vítima, Jaque Almeida - Multi-Medalhista Internacional de Jiu-Jitsu, Instrutora de Defesa Pessoal na Irlanda, e Débora Lima - mestre em Taekwondo e professora do Instituto Pró-Vítima.

Cleonice, ressaltou a importância da união e da atuação conjunta da sociedade na batalha contra a discriminação, especialmente na defesa das mulheres.

"A sociedade acaba percebendo o quanto é importante mulheres e homens juntos e juntas, contra a violência", enfatizou.

Por sua vez, Maria Edna realçou as ações da UGT no empoderamento das mulheres e na luta incessante contra qualquer forma de discriminação, seja ela de gênero, preconceito ou assédio, seja ele sexual ou moral.

Márcia Regina Rodrigues Caldas Fernandes, secretária Nacional da Mulher da UGT, participou de forma remota, reforçando o compromisso da central sindical com as questões relacionadas à diversidade. "Juntas vamos acolher, proteger e fortalecer as vítimas de violência", afirmou.

O evento foi além das palavras e contou com uma prática significativa: uma apresentação de técnicas de defesa pessoal ministrada pelas professoras Jaque Almeida e Débora Lima. As demonstrações não apenas ilustraram a importância da preparação para a defesa, mas também reforçaram a capacidade de autodefesa como ferramenta de empoderamento.

"Uma mulher deve baixar a sua cabeça para se esquivar de um estrangulamento"

Jaque Almeida

Multi-Medalhista Internacional de Jiu-Jitsu

O lançamento do Projeto Defenda-se representa um marco na luta contra a violência e na promoção da segurança pessoal, refletindo o compromisso da UGT e do Instituto Pró- Vítima em enfrentar esses desafios e fortalecer os indivíduos, especialmente as mulheres, na busca por um ambiente mais seguro e igualitário para todos.