Mulher ComVida 2024: Um evento na Praça do Morcegão focado no cuidado e empoderamento das mulheres

25/03/2024

No último domingo (24/03), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) por meio da Secretaria da Mulher promoveu a edição 2024 do evento Mulher ComVida, uma iniciativa que visa oferecer uma jornada de cuidados e inclusão social.

Desde 2009, o Mulher ComVida tem sido um ponto de encontro para milhares de pessoas, já que, com a ajuda de seus parceiros, o SECSP oferece, em comemoração ao mês da mulher, um dia de lazer e serviços como cortes de cabelo, massagem, esmaltaria, maquiagem, aferição de pressão e glicemia, além de diversos serviços oferecidos pela prefeitura.

Cerca de duas mil pessoas foram atendidas nas tendas e nas unidades móveis dos serviços e cerca de 25 mil pessoas se reuniram na Praça do Morcegão, em Artur Alvim, para assistir aos shows nesse dia de celebração e atenção à saúde.

Ricardo Patah, presidente do SECSP, marcou presença e enfatizou a relevância de combater veementemente todas as formas de violência contra as mulheres. Em um cenário onde a violência de gênero ainda persiste, Patah destacou a importância de unir esforços para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres.

“A luta trabalhista não se restringe apenas a questões salariais e benefícios, mas também engloba a defesa dos direitos fundamentais das trabalhadoras, como a proteção contra a violência de gênero”, disse Patah, que completou: “Nesse sentido, é fundamental conscientizar a sociedade para promover mudanças significativas”.

Ao se posicionar contra a violência direcionada às mulheres, o Sindicato dos Comerciários e seu presidente demonstram um compromisso inabalável com a justiça social e a equidade de gênero.

Isabel Kausz, secretária da Mulher do SECSP e idealizadora do evento, reforçou a importância da igualdade de gênero ao reafirmar: “Lugar de Mulher é onde ela quiser”.

Isabel, falou que é preciso combater a violência e o feminicídio em nossa sociedade, reforçando que é fundamental que todos se unam para dar um basta a esses casos que afetam tantas mulheres. “O respeito e o amor devem guiar nossas ações diárias, promovendo um ambiente de igualdade e segurança para todos e todas”.

O evento Mulher Convida 2024 foi uma iniciativa de grande relevância que contou com a parceria de instituições importantes como o Sesc SP, Aline Torres - secretária de Cultura da prefeitura de SP, vereador João Jorge e o apoio institucional do Instituto Embeleze, Proz - Cursos técnicos, Escola Capricho e Instituto Fios de Ouro, além dos sindicatos dos Motoristas (Sindmotoristas) e o Sindicato de Cargas Próprias (Sindicapro). Essa união de esforços demonstra o compromisso de diversos setores em promover oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.

Durante o evento, foram sorteados diversos cursos profissionalizantes de forma gratuita, o que representa uma possibilidade real de mudança de vida para muitas mulheres. Para aquelas que estão desempregadas e sem renda, essa oportunidade pode significar um novo começo, com acesso a capacitação e qualificação profissional essenciais para se inserirem ou se recolocarem no mercado de trabalho. Ações como essa são fundamentais para fortalecer a luta trabalhista e garantir melhores condições para os trabalhadores.

Mulher ComVida contou com apresentações incríveis de artistas renomados como Raquel Tobias, Roberta Oliveira, Nandu e Zé Vaqueiro. A atmosfera vibrante e cheia de energia contagiou a todos os presentes, proporcionando momentos inesquecíveis de música e diversão. A diversidade de estilos musicais trouxe uma experiência única para o público, unindo diferentes gostos e preferências em uma só celebração.

A iniciativa reforça o compromisso do sindicato com o bem-estar e a valorização das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade em geral.