Lideranças Sindicais de 26 países realizam ato em defesa da democracia e de direitos sociais e trabalhistas na Argentina

04/04/2024

Em um momento crucial para a luta trabalhista global, Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou, na manhã desta quinta-feira (04/04), em Montevidéu, no Uruguai, de um ato internacional em defesa da democracia, dos direitos sociais, trabalhistas e sindicais na Argentina. O ato, foi uma demonstração de solidariedade e força, que contou com a presença de líderes sindicais de 26 países.

O evento, organizado pela Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) em conjunto com a Confederação Sindical Internacional (CSI), contou com a presença do Secretário Geral da CSI, Luc Triangle, o presidente da CSA, Fred Redmond, Annick de Ruyver do Departamento Internacional da CSC (Confederação Sindical Cristã) da Bélgica, entre outros.

Realizado na Sala Camacuá, AEBU / PIT-CNT, localizada em Camacuá 575, em Montevidéu, o evento foi motivado pelos ataques do governo Milei-Macri à classe trabalhadora, que têm se intensificado.

Durante seu discurso, Ricardo Patah destacou o crescimento da direita e ultra-direita em vários países ao redor do mundo. Ele mencionou: "Nós, brasileiros, jamais imaginamos que haveria alguém pior do que Bolsonaro".

Patah ressaltou a gravidade dos ataques e a destruição dos movimentos sindicais e sociais, enfatizando a importância da comunicação e sensibilização da classe trabalhadora para evitar resultados semelhantes em países como o Brasil e a Argentina.

Ele concluiu: "É crucial iniciar um processo forte de comunicação com os trabalhadores do mundo para evitar a ascensão de figuras como Bolsonaro, Milei ou Trump. Nós queremos democracia".

Cícero Pereira da Silva – Secretário de Formação da Confederação Sindical das Américas (CSA) em seu discurso durante o evento

Luc Triangle (CSI), Annick de Ruyver (CSC), Ricardo Patah (UGT), Cícero Pereira da Silva (CSA)