UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

União Além Fronteiras: Sindicatos da América do Sul em Ação


09/04/2024

No dia 04 de abril, aconteceu um evento marcante para o movimento sindical da América do Sul em prol dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio. Sob a liderança de Irene Fernández, presidente da UNICOM (Confederação de Sindicatos de Comércio do Mercosul), representantes do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina fizeram uma reunião online para discutir e planejar ações conjuntas que visam fortalecer a voz e a presença sindical nas fronteiras comerciais, especialmente com o Brasil.


Entre os participantes, Maria das Graças da Silva Reis e Avelino Garcia, diretores do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e membros ativos do Sentracos (Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), Leocides Fornazza, Presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, Rubens Cortina, secretário Geral da UNICOM, entre outros.


. A presença deles enfatizou a importância da colaboração transnacional e do compromisso com a defesa dos direitos dos comerciários e comerciárias.


Avelino Garcia, ressaltou a necessidade de aproximar ainda mais as entidades sindicais de seus membros, propondo um mapeamento detalhado das necessidades específicas de cada região. Esse enfoque regionalizado e personalizado promete desenvolver ações mais efetivas e significativas, abordando as questões mais prementes que afetam os trabalhadores no dia a dia.


Esta reunião da UNICOM representa um marco decisivo na luta trabalhista sul-americana, evidenciando um movimento crescente de solidariedade e cooperação entre os sindicatos dos países membros.


A iniciativa de unir forças além das fronteiras nacionais simboliza um passo gigantesco rumo ao fortalecimento da classe trabalhadora, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos, amplamente defendidos.


Através do diálogo contínuo e da ação coordenada, esta aliança transnacional de sindicatos está pavimentando o caminho para uma região mais justa e equitativa, onde o respeito pelos direitos dos trabalhadores é a pedra angular do progresso e do desenvolvimento.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.