A Luta pela Segurança do Trabalhador: CANPAT 2024 e o Compromisso com a Renovação Industrial

18/04/2024

Foto: Matheus Damascena - ASCOM/MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Secretaria de Inspeção do Trabalho, lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT 2024) em Brasília. Com o foco na "Segurança em Máquinas e Equipamentos", esta iniciativa não apenas destaca a urgência de proteger nossos trabalhadores, mas também propõe uma solução inovadora para modernizar o parque industrial do país.

O ministro Luiz Marinho, em uma proposta de avanço, sugeriu aos bancos públicos a criação de linhas de financiamento específicas para a renovação de máquinas e equipamentos, uma estratégia que promete impulsionar tanto a segurança dos trabalhadores quanto a competitividade das empresas brasileiras no cenário global.

A presença de Washington Santos, o Maradona, coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e da Executiva da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no evento de lançamento, ressalta o caráter colaborativo e multidisciplinar dessa campanha.

A união de forças entre o governo, sindicatos, e representantes dos trabalhadores simboliza uma frente comum na luta pela redução dos acidentes e doenças do trabalho.

Maradona enfatizou a importância dessa iniciativa não apenas para a segurança dos trabalhadores, mas também para a construção de um país mais seguro, saudável e competitivo. A mensagem é clara: a prevenção é um investimento no bem-estar do trabalhador e na sustentabilidade econômica das empresas.