UGT participa de reunião para discutir o piso salarial regional do Rio Grande do Sul

24/04/2024

O Fórum das Centrais Sindicais reuniu-se com representantes do governo para discutir o piso salarial regional do Rio Grande do Sul. Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, marcou presença no encontro que ocorreu nesta terça-feira (23/04), representando a oitava rodada de negociações sobre o salário mínimo regional.

Por decreto, o governo estadual estabeleceu uma mesa de negociação entre as centrais sindicais e as federações patronais. Inicialmente, as centrais sindicais propuseram um aumento de 14%, enquanto as federações patronais sugeriram a eliminação do piso, alegando que este compromete a competitividade do estado.

Na última reunião, as federações patronais ofereceram um reajuste de 2,21%, ao qual as centrais responderam com uma contraproposta de 7%.

A negociação é liderada pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella. O governo estadual tem até o dia 30/04 para resolver o impasse e enviar à Assembleia Legislativa uma proposta de percentual e data-base.