27/01/2025
Entre os dias 6 e 17 de janeiro, Júlio Viana, 23 anos, assessor para assuntos internacionais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (STILASP), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou de um curso nos Estados Unidos voltado à especialização de sindicalistas e formação de dirigentes sindicais.
O programa, que nesta fase inicial envolveu apenas Brasil e Estados Unidos, proporcionou uma análise comparativa das esferas legislativas e do funcionamento do sindicalismo nos dois países. “Existe um mito de que nos Estados Unidos não há leis trabalhistas. Pudemos ver de perto como funciona, visitando departamentos de trabalho, o departamento de Estado e outros órgãos que lidam diretamente com as relações de trabalho”, relatou Júlio.
Além das aulas teóricas, os participantes, em sua maioria jovens, vivenciaram momentos de troca de experiências e discussões sobre estratégias para renovar o movimento sindical. Segundo Júlio, a principal mensagem trazida do curso é a importância da cooperação em níveis nacional e internacional.
Durante o curso, surgiu a projeção de expandir essa iniciativa para incluir participantes sul-africanos, fortalecendo ainda mais o intercâmbio global.
“O aprendizado foi valioso e reforça o papel de iniciativas como essa para incentivar novas lideranças e consolidar o sindicalismo como ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais justa”, concluiu Júlio.
UGT - União Geral dos Trabalhadores