UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-RS, FETECFERGS e SECEFERGS repúdiam demissões SC Internacional


27/01/2025

Entidades profissionais do futebol cobram do S. C. Internacional a URGENTE revisão de demissões e conflito de realidade


A flagrante má gestão do Sport Club Internacional veio à tona com a demissão injustificada de 50 funcionários que atuavam em diversas áreas do clube, como a administrativa, marketing, comunicação, futebol profissional e categorias de base.


A desculpa é a mesma das outras vezes em que o presidente Alessandro Barcellos sacrificou assalariados do clube para reduzir gastos, como se estes fossem a origem da crise financeira que derrota a instituição fora das quatro linhas.


Desde o primeiro mandato de Barcellos, cortes massivos já foram realizados, em abril e agosto de 2021, quando 105 empregados foram desligados. À época, o clube mencionou a necessidade de economizar R$ 60 milhões, sem apresentar um planejamento estratégico transparente, ou garantir alternativas que respeitassem direitos trabalhistas e valores humanos.


CONTRASTE MILIONÁRIO


O alegado “enxugamento” atinge prestadores de serviço que recebem salários modestos, enquanto jogadores de futebol seguem com remunerações que ultrapassam cifras milionárias, enquanto diretores executivos permanecem poupados, recebendo salários incompatíveis com a realidade do clube. O impacto das demissões, que economizariam cerca de R$ 200 mil, é ínfimo diante do rombo financeiro acumulado pelo Internacional.


Além disso, o clube não apresentou à sociedade um plano detalhado de reequilíbrio financeiro, evidenciando a falta de gestão responsável e transparente.


DEMANDAS DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS


Em nome dos trabalhadores, as entidades abaixo assinadas exigem:


– Anulação das demissões realizadas sem justa causa, com a imediata reintegração dos funcionários desligados, resguardando seus direitos previstos na CLT.


– Diálogo permanente com as entidades sindicais, visando a negociação coletiva de medidas alternativas à demissão, como redução proporcional de salários ou flexibilização da jornada de trabalho, conforme previsto em lei.


– Respeito às normas trabalhistas, com o pagamento integral de todas as verbas rescisórias e garantia de suporte social aos trabalhadores desligados.


Reafirmamos nosso compromisso na defesa dos trabalhadores e no combate à qualquer tentativa de transferir para os assalariados a responsabilidade por uma crise originada na má administração. Não hesitaremos em tomar medidas legais e buscar as vias judiciais necessárias para reparar os danos causados aos profissionais do Sport Club Internacional.


Norton Jubelli – Presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) | 51 99771-2450

Ana Cristina Bandeira da Costa – Presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Cultura Física no Estado do Rio Grande do Sul (FETECFERGS)

José Malaquias Barros Cruz – Presidente em exercício do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (SECEFERGS)


Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.