29/01/2025
Companheiros(as) motoristas do transporte urbano por ônibus estão reclamando e questionando as multas de trânsito aplicadas por excesso de velocidade durante trabalho nas ruas de São Paulo. Realmente, um problema que tem assolado a categoria.
A secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do SMTTRUSP, com a liderança de John Erick de Oliveira (Fininho), diante do cenário, pede aos companheiros que se sentirem prejudicados a adotar os seguintes procedimentos junto à empresa, conforme tabela abaixo:
(1) Solicitar a cópia autenticada do tacógrafo;
(2) Solicitar comprovante de aferimento do INMETRO;
(3) Solicitar relatório de Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da tecnologia embarcada do veículo que apresenta informações como velocidade média, mapa do itinerário percorrido em tempo real, placa e número do veículo, dentre outras.
De posse das informações, os companheiros devem procurar a secretaria na sede do Sindicato, a partir do departamento de recursos de multas, que tomará as devidas providências em sua defesa. Os documentos são elementos comprobatórios e devem ser fornecidos sem questionamento pela empresa na qual trabalha.
“Nossa secretaria está à disposição dos trabalhadores para garantir que não sejam prejudicados com multas abusivas. Procure a gente e vamos defendê-los com uma equipe de profissionais qualificada com todo suporte do Sindicato”, destacou Fininho.
A diretoria do Sindicato orienta motoristas a dirigir sempre respeitando as leis de trânsito, bem como os limites de velocidade das vias por onde trafega.
UGT - União Geral dos Trabalhadores