13/03/2025
Na manhã do dia 11 de março, o Sindicato dos Comércios de São Paulo, representado pelo seu assessor Regis Cristal, esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na Câmara dos Vereadores para falar com os parlamentares sobre a pauta do fim da escala 6x1, que atualmente regula a jornada de trabalho dos comerciários.
Durante o encontro, Regis Cristal apresentou argumentos e dados que sustentam a necessidade de revisão da escala 6x1, destacando os impactos negativos na qualidade de vida dos trabalhadores e propondo alternativas para uma jornada mais equilibrada. O Sindicato esteve em diversos gabinetes tanto na Alesp quanto na Câmara, sendo recebido pelo deputado Simão Pedro e o vereador Isac Felix, que se mostraram receptivos às demandas do sindicato e comprometendo-se a analisar as propostas apresentadas.
Vale ressaltar que o Sindicato dos Comerciários vem realizando uma forte campanha para que os trabalhadores possam ter mais um dia de descanso na semana e, assim, tenham mais qualidade de vida. Além de colocar em sua fachada um banner, semanalmente, a militância tem ido aos quatro cantos da cidade em busca de conscientizar a população sobre o tema.
De acordo com uma matéria publicada pelo portal G1 no dia 10/3, o Brasil vive uma crise de saúde mental, sendo que houve o maior número de afastamentos do trabalho devido a ansiedade e depressão da última década. “Dados de 2024 mostram que o país registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais. Trata-se do maior número desde 2014.”
A revisão da escala 6x1 é uma medida necessária para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio. A campanha do sindicato é um passo importante para conscientizar a população e os parlamentares sobre a importância de um dia de descanso adicional na semana, contribuindo para a saúde mental e bem-estar dos comerciários.
UGT - União Geral dos Trabalhadores