14/03/2025
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a assessora da Secretaria de Assuntos de Migração da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Benazira Djoco, esteve na ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e acompanhou a aprovação do Grupo de Trabalho Intersetorial de Direitos dos Migrantes e Refugiados, uma iniciativa do Deputado Maurici. Este grupo tem como objetivo discutir, planejar e elaborar políticas públicas, legislações e ações que garantam os direitos da população migrante em São Paulo.
Ao todo, foram cinco requerimentos aprovados, sendo que quatro deles pedem pela criação de grupos de amizade entre Brasil e quatro nações: Cuba, Azerbaijão, Rússia e Alemanha. Os instrumentos têm como objetivo fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre os consulados e as embaixadas dessas nações.
De acordo com o site da Alesp, o autor dos requerimentos, o presidente do Colegiado e deputado Maurici (PT), a iniciativa traz um importante avanço e é inédita no Parlamento Paulista. "Isso traz uma abertura maior para São Paulo no cenário internacional, principalmente porque a capital paulista é a segunda cidade no mundo em quantidade de representações internacionais".
Segundo Benzira quando se fala em imigrantes, ainda existem muitos desafios, principalmente na questão do trabalho, e a UGT luta para que estas pessoas possam conhecer seus direitos e, principalmente, estejam em um ambiente livre de preconceitos.
A assessora ugetista agradeceu essa iniciativa: “Muito obrigada, deputado, pelo apoio e compromisso com a inclusão e a proteção dos migrantes. Falar em direitos do imigrante é mais que proteger pessoas que vieram de outros países, é tornar nossa democracia ainda mais forte e respeitar cada cultura que só nos acrescenta,” disse.
A criação deste grupo representa uma conquista importantíssima para fortalecer as oportunidades e os direitos de milhares de pessoas que constroem, diariamente, suas vidas no Brasil. Seguimos na luta por políticas migratórias justas e eficazes.
UGT - União Geral dos Trabalhadores