UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-BA e centrais sindicais protestam contra juros altos em Salvador


18/03/2025



A União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA) participou, na manhã desta terça-feira (18), de uma mobilização nacional contra as altas taxas de juros e pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O ato, realizado na praça da Piedade, no Centro de Salvador, reuniu dezenas de sindicatos filiados à UGT-BA, além de outras centrais sindicais do Estado. A manifestação ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país.


Os atos acontecem no primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic. A tendência é que a taxa aumente em 1%, decisão apontada na ata da reunião anterior.


“Nossa manifestação é em defesa da população brasileira, que sofre com taxas de juros exorbitantes. É fundamental que tenhamos uma taxa justa, permitindo que as pessoas consigam honrar seus compromissos e, assim, melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho. Ele ressaltou ainda: “O que queremos é emprego, renda, dignidade, comida no prato e que nosso povo tenha acesso aos bens de consumo sem ser explorado pelo capital”.


Hoje, a taxa Selic está em 13,25% ao ano. Nesta quarta-feira (19), o Copom deve elevar para 14,25%. Até o final do ano, a taxa chegaria a 15% ao ano.


O dirigente também destacou que 2026 será um ano decisivo para os brasileiros, especialmente para a classe trabalhadora. “No próximo ano, teremos a oportunidade de escolher quem serão os deputados federais e senadores que representarão nossos interesses em Brasília. São eles que elaboram as leis e influenciam diretamente a política econômica, incluindo a definição das taxas de juros. Por isso, é fundamental elegermos dois senadores comprometidos com o movimento sindical baiano”, afirmou Marcelo Carvalho.


O ato também contou com a presença da presidente da CTB-BA (Central dos Trabalhadores do Brasil), Rosa Souza, da presidente da CUT-BA (Central Única dos Trabalhadores), Leninha Cavalcanti, e de aproximadamente 500 trabalhadores.




Fonte: POLÍTICA LIVRE




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.