21/03/2025
O pontapé da Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis”, foi dado nesta quinta-feira (20) com uma grande assembleia com os trabalhadores das empresas da Região Leste, na sede do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo).
Num auditório lotado, os companheiros aprovaram por unanimidade os 20 itens que serão o carro-chefe da pauta de reivindicações nas negociações junto ao patronal. Os demais 55 pontos da pauta, em nossa Convenção Coletiva de Trabalho, já estão aprovados automaticamente, com validade de dois anos até 2026. Uma conquista do presidente licenciado Edivaldo Santiago na Campanha Salarial 2024.
Os companheiros e companheiras aprovaram os membros da comissão de negociação, que fazem parte das empresas na região leste, sendo 01 da operação, 01 da CIPA, 01 delegado, 01 representando as mulheres e 01 do setor de manutenção. A comissão terá a presença de 5 membros por região, totalizando 25 legítimos guerreiros da categoria na frente de batalha.
Esta mesma pauta será coloca para apreciação, conhecimento e aprovação dos trabalhadores das demais regiões, em assembleias regionais. Ao final, a pauta será fechada e encaminhada para o Sindicato patronal (SPUrbanuss) para o início das rodadas de negociações.
Com a presença de membros da diretoria plena, delegados e militantes, que atuam nas empresas da região, o presidente em exercício do SMTTRUSP, Valdemir dos Santos Soares (Moleque) agradeceu o apoio, explicou a dinâmica de trabalho à frente da entidade e pediu confiança no trabalho durante a Campanha Salarial.
“Agradeço do fundo do coração pelo apoio nesta jornada. Vamos trabalhar de forma organizada, com unidade, estratégia e entendimento das necessidades da categoria. Passo a passo, com inteligência, avançaremos nas conquistas que nossa categoria merece. Queremos os trabalhadores dentro do Sindicato, lutando e batalhando por seus direitos”, destacou Moleque, sendo aclamado pelos presentes na assembleia.
Esta Campanha Salarial conta com apoio das centrais sindicais (Nova Central Sindical e UGT), entidades sindicais coirmãs ligadas ao setor do transporte e Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de São Paulo (FTTRESP). O Sindficot-VPL, que representa os trabalhadores da fiscalização, se soma ao Sindicato para discussão das pautas de forma conjunta.
O próximo encontro está marcado para sexta-feira, 21 de março, com os companheiros e companheiras das Regiões Oeste e Norte, a partir das 16 horas, na quadra da Caprichosos do Piqueri, zona norte.
>>> Principais Reivindicações da Campanha Salarial 2025 <<<
* Reposição da Inflação Período Maio de 2024 a Abril de 2025;
* Aumento Real de Salário e nos Benefícios – Vale Refeição, Cesta Básica, Convênios – Médico e Odontológico do Titular;
* Plano de Cargos e Salários e Carreiras no Setor de Manutenção e Operação;
* Incorporação aos Salários do Abono Pago aos Motoristas de Articulado/Bi-Articulado e Trólebus;
* Mudanças de Metas e Valor do PPR – Programa de Participação nos Resultados;
* Seguro Para Avariarias de Terceiros e Reajuste no Seguro de Vida;
* Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário e Escala 5X2;
* Cursos de Capacitação e Requalificação Profissional pelo CEVAT-RESGATE;
* Igualdade de Oportunidades e Salário Igual Para Mulheres;
* Campanhas Permanentes Contra Assédios no Trabalho e Racismo;
* Reserva de 30% na Contratação de Mulheres;
* Instituir Programa de Recuperação de dependentes Químicos.
>>> Reivindicações Gerais <<<
* Mesa Técnica Permanente no TCM – Tribunal de Contas do Município;
* Fazer Cumprir as Leis Sobre: Garagem e Trabalho em Céu Aberto;
* Apoio ao Projeto de Redução do IRPF – Imposto de Renda da Pessoa Física;
* Redução da Taxa de Juros SELIC;
* Transporte Público de Qualidade e Renovação da Frota Por Ônibus Elétricos;
* Reforma dos Corredores e Construção de Faixas Exclusivas Para Ônibus.
Fonte:Sindmotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores