UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mês da Mulher é comemorado com ginástica laboral no Sinsaúde


24/03/2025

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Sinsaúde realizou, no dia 20 de março, uma sessão de ginástica laboral na sede central. A atividade reuniu cerca de 20 mulheres, que aproveitaram a oportunidade de aprender técnicas importantes para aliviar o estresse e a tensão do corpo e da mente, promovendo o autocuidado diário. 

 

“O Sinsaúde se preocupa com a saúde das trabalhadoras da saúde, por isso, essa atividade também foi transmitida pelo Instagram para ampliar o alcance desse benefício gratuito e fácil de ser praticado”, disse a presidente do Sinsaúde de Campinas e Região, Sofia Rodrigues do Nascimento, que também participou da sessão.  

 

A educadora física Ana Zorzato, de 49 anos, ministrou a ginástica laboral e explicou por que a atividade é importante para o autocuidado. “Alivia o estresse, a ansiedade e proporciona o equilíbrio emocional. São técnicas de alongamento simples que podem ser feitas em qualquer lugar e por tempos curtos, sempre que a trabalhadora precisar”, explicou.

 

Prática no cotidiano

 

É necessário ter um tempo para se cuidar e assim obter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. A diretora do Sinsaúde, Alzeni Carmago, disse que esse tempo se faz cada vez mais necessário num mundo em que as mulheres estão sobrecarregadas.

 

“Nós, mulheres, temos diversas jornadas de trabalho, cuidamos da profissão, da casa, da família. As trabalhadoras da categoria, por exemplo, ainda cuidam da saúde física dos pacientes e acabam dando suporte emocional para aqueles que estão num momento delicado da vida. Elas estão sobrecarregadas e precisam incluir o autocuidado em sua rotina”, concluiu.

 

A vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Karine Machado, comentou que esse tipo de atividade traz um benefício importante para as trabalhadoras e, por isso, deveria ser incorporado no cotidiano. “A ginástica laboral relaxa, previne lesões e é fácil de praticar no dia a dia. Devemos dar a importância para esse autocuidado que pode transformar vidas”, disse.

 

Yoga

 

As atividades em homenagem à mulher continuam no dia 25 de março, terça-feira, quando será realizada uma sessão de yoga na sede central, aberta aos profissionais da saúde.

 

A crise da saúde mental no Brasil

 

O Ministério da Previdência Social divulgou no começo do mês de março que, em 2024, foram concedidas 472.328 licenças médicas por questões de saúde mental, de 3,5 milhões de solicitações.

 

Nos últimos 10 anos, o aumento foi de 68%. As doenças mais prevalentes foram ansiedade e depressão, devido ao atual mercado de trabalho e como consequência da pandemia. Em 2023, foram 283 mil benefícios concedidos por esse motivo.

 

Fonte: Sinsaúde via Federação da Saúde do Estado de São Paulo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.