01/04/2025
O SIGMUC participou, na tarde desta segunda-feira, 31, de Ato Público em conjunto com as demais entidades sindicais para entrega da pauta de reivindicações dos servidores municipais de Curitiba. A mobilização foi em frente à Prefeitura.
Os integrantes dos sindicatos foram recebidos pelo secretário de Governo da Prefeitura. Ele recepcionou as pautas e informou que existe um compromisso do prefeito de Curitiba de receber as entidades de classe para tratar de forma especifica cada categoria.
De acordo com Rejane Soldani, a pauta dos guardas municipais é composta por 64 itens, entre eles, demandas comuns aos demais servidores e urgentes como a questão do crescimento vertical por merecimento e a queda do confisco das aposentadorias.
Sobre as pautas dos GMs, a presidente do SIGMUC destaca que ela extensa devido ao represamento de reivindicações que nos últimos 8 anos não foram atendidas. Todos os pontos foram aprovados em Assembleia Geral da categoria.
Entre os principais pontos estão: a necessidade de aumento do vencimento base da carreira; aumento da gratificação de segurança; a ampliação das vagas para os procedimentos de crescimento horizontal e vertical por merecimento (voltando as regras que eram estabelecidas no plano de 2014); crescimento de Mudança de Classe (acelerador das referências) e mudança de Área de Atuação ainda em 2025; melhorias nas condições de trabalho; reajuste do auxílio-alimentação; ampliação de direitos funcionais e previdenciários; ajustes legislativos no âmbito de Curitiba da decisão do tema 656 do STF; além da valorização profissional e estrutural da Guarda Municipal de Curitiba, entre tantos outros itens.
Fonte:SIGMUC
UGT - União Geral dos Trabalhadores