07/04/2025
A viagem de Lula, com ampla comitiva, ao Japão, entre os dias 24 e 27 de março, foi um sucesso. O Brasil volta a vender carne ao Japão, podendo comercializar também, em breve, até 50 aviões da Embraer. No Vietnã, entre dias 27 e 29, a visita do Presidente criou possibilidades efetivas de abrir o mercado local a produtos brasileiros.
A avaliação é de Ricardo Patah, presidente da UGT, em conversa exclusiva com a Agência Sindical. Ele, como Miguel Torres, da Força Sindical, e Sérgio Nobre, da CUT, viajou a convite de Lula e da confederação sindical japonesa Rengo, que representa sete milhões de trabalhadores.
Lula – “Recebido com todas as honrarias, incluindo um jantar com o imperador. No Vietnã, a receptividade também foi primorosa. O carisma do nosso Presidente é mundial”.
Carne – “Após 30 anos, o Brasil volta a vender carne ao Japão, que vinha comprando dos Estados Unidos e Austrália. O japonês prefere a parte dianteira da rês”.
Aviões – “Acertada a venda de 20 aeronaves da Embraer. Mas esse número pode, em breve, chegar a 50 aviões”.
Agenda – “Todos os integrantes da comitiva tiveram agenda cheia. Lula, ministros, sindicalistas, os atuais presidentes da Câmara e Senado, seus ex-presidentes e diversos deputados”.
Empresários – “Viajaram em voo separado. Mas pelo que conversamos eles também voltaram satisfeitos, com possibilidades reais de grandes negócios, especialmente junto ao mercado japonês”.
Sindicalismo – “Tratamos de futuras parcerias, com a Rengo e outras entidades locais de trabalhadores”.
Participação – “O presidente Lula considerou relevante a presença sindical brasileira na viagem ao Japão e ao Vietnã. Nas próximas viagens, ele pretende chamar de novo delegações sindicais”.
Investimentos – “O Japão tem voltado a investir no Brasil. Tempos atrás, estive em Sorocaba, na Toyota, onde o presidente da empresa anunciou investimentos de R$ 11 bilhões”.
COP 30 – “Os sindicalistas brasileiros convidaram as entidades japoneses para a COP 30, que ocorrerá no Pará no mês de novembro”.
Povo – “Tóquio é hoje uma metrópole com 34 milhões de habitantes, com alto grau de urbanização e mobilidade urbana eficaz. É gratificante observar a educação e gentileza dos japoneses”.
Fonte: AgÊncia Sindical via Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores