07/04/2025
Neste 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, a UGT – União Geral dos Trabalhadores convida todos e todas a refletirem sobre um princípio fundamental: a saúde é um direito humano. E estar saudável vai muito além da ausência de doenças. Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social — e só se concretiza quando todos têm acesso digno e universal ao cuidado.
Vivemos tempos de pressões intensas, incertezas econômicas, instabilidade no trabalho e ritmos de vida acelerados. Nesse cenário, a saúde mental se torna uma urgência que não pode mais ser ignorada. Ansiedade, depressão, estresse e esgotamento psicológico fazem parte da realidade de milhões de brasileiros e brasileiras, especialmente da classe trabalhadora.
Cuidar da mente é tão urgente quanto cuidar do corpo. Por isso, é preciso romper o silêncio, combater o preconceito e lutar para que o cuidado psicológico seja acessível, acolhedor e efetivamente incluído nas políticas públicas.
A UGT reforça seu compromisso com a defesa do SUS — o Sistema Único de Saúde — como pilar de um país mais justo e saudável. Por meio do SUS, milhões de pessoas têm acesso a serviços de saúde mental, inclusive nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O SUS é uma conquista da cidadania brasileira e deve ser defendido, valorizado e fortalecido.
Que neste Dia Mundial da Saúde, a gente se comprometa com uma cultura de cuidado coletivo, empatia e acolhimento. Que a saúde mental seja pauta nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas famílias e nos governos. E que possamos lembrar sempre:
Saúde mental é saúde. E saúde é um direito humano inegociável.
UGT - União Geral dos Trabalhadores