08/04/2025
A 1ª edição do telejornal SPTV, exibiu, nesta segunda-feira (7), reportagem sobre o recorrente problema da falta de manutenção da frota de ônibus na cidade de São Paulo.
Segundo a prefeitura de São Paulo, o números de reclamações de passageiros, por meio do portal 156, aumentou 36% entre 2023 e 2024, passando de 2.660 para 3.617 ocorrências. Um problema endêmico que assola os passageiros.
Todos os entrevistados na reportagem fizeram críticas sobre quebra, atrasos, falta de manutenção, dentre outras.
Os companheiros e companheiras da categoria, reclamam de forma sistemática. Inclusive, a direção do SMTTRUSP tem denunciado este problema continuamente. Parece um elo perdido!!!
Em reunião na mesa técnica no Tribunal de Contas do Município, o então diretor e hoje presidente em exercício Valdemir dos Santos Soares (Moleque), elencou os “sérios problemas” encontrados nas garagens, como almoxarifado com falta de peças básicas (pastilhas e lonas de freio), uso de peças remanufaturadas e paralelas, aumento de ônibus com avarias pelo prazo de validade vencido (ou seja, a empresa não investe em conserto até o período de troca), e até falta de ferramentas para intervenção nos carros.
Na oportunidade, o secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), apresentou documento esclarecedor sobre o tema com raio-x de cada empresa.
Se pensam que esta questão parou no TCM-SP, enganam-se. O sucateamento da frota de ônibus na cidade de São Paulo foi tema de reunião na São Paulo Transportes e mesmo na prefeitura com o chefe do Executivo, Ricardo Nunes.
“A falta de investimentos e manutenção detona a frota de ônibus, prejudica o fluxo de transporte aos seus destinos. E pior, coloca em risco permanente a qualidade de motoristas, cobradores e passageiros. Uma vergonha”, observou o presidente do Sindicato, Valdemir dos Santos Soares (Moleque).
Na Campanha Salarial deste ano, um dos temas prioritários de luta do Sindicato é a exigência do transporte público de qualidade, bem como a renovação da frota por ônibus elétrico.
“Não basta apenas exigir reajuste e benefícios. A categoria precisa realizar suas funções com equipamentos de qualidade, e os ônibus são parte essencial neste processo. Vamos para as negociações cobrar melhorias”, destacou o presidente.
Fonte:SindMotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores