09/04/2025
Na manhã de 9 de abril, o presidente do DIEESE José Gonzaga da Cruz deu início a jornada nacional de debates rumo à COP30, realizado na sede da entidade, em São Paulo. A União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com outras centrais sindicais marcaram presença no evento.
Durante o encontro, foram debatidos temas de grande relevância, como o fim da jornada 6x1, ainda aplicada a muitos trabalhadores brasileiros, a conscientização ambiental da população, a promoção de empregos dignos e a importância de uma atuação mais solidária e unificada dos movimentos sindicais.
Com temas centrais como trabalho, meio ambiente e transição justa, a jornada percorrerá 17 estados. José Gonzaga da Cruz, presidente do DIEESE, destacou o impacto das mudanças climáticas sobre os trabalhadores.
“Quando há catástrofes relacionadas ao clima, os mais prejudicados são os trabalhadores e trabalhadoras que vivem em morros e áreas de risco. É necessário conscientizar a população para frear esse ciclo que, ano após ano, penaliza os mais pobres”, afirmou.
Além disso, foi discutido como as mudanças climáticas influenciam diretamente na alta dos preços de alimentos nos supermercados, já que condições extremas de calor, frio e chuva prejudicam a cadeia produtiva, gerando escassez e diminuindo o poder de compra das famílias mais vulneráveis.
UGT - União Geral dos Trabalhadores