10/04/2025
No próximo dia 27 de abril, a Praça Vladimir Herzog, no centro de São Paulo, será palco de um evento que reunirá arte, reflexão e mobilização social em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O Ato e Canto pela Vida é uma mobilização coletiva que visa conscientizar a sociedade e impulsionar ações concretas por um ambiente laboral mais justo, seguro e humano para todos.
Organizado por mais de 60 entidades sindicais e movimentos sociais — entre elas, o SIEMACO SÃO PAULO — o ato chega à sua segunda edição e chama atenção para os dados alarmantes divulgados pela Previdência Social. Entre 2013 e 2023, foram registrados mais de 6,8 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, resultando em 1,5 milhão de afastamentos e aproximadamente 27.484 mortes.
Diversas reuniões para a organização geral do evento estão sendo feitas. Na semana passada e nesta terça-feira (8) o SIEMACO-SP esteve presente. “Pelo segundo ano consecutivo o SIEMACO São Paulo participa do ‘Manifesto Ato e Canto pela Vida’, um evento construído por diversas mãos, mas com a importante coordenação do Espaço da Cidadania. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da vida e a inclusão, reunindo diferentes vozes em um só propósito”, disse a diretora Silvana Souza.
O evento contará com uma programação especial, incluindo apresentações musicais, manifestações públicas e um almoço solidário. A ação será incorporada ao tradicional evento cultural e gastronômico “Todo mundo tem que falar, cantar e comer”, realizado mensalmente no mesmo local, sempre no último domingo do mês.
As refeições serão oferecidas durante todo o evento e seguirão a premissa solidária: “Quem pode, paga; quem não pode, pega.”
Programação completa:
11h – Boas-vindas
12h – Apresentação musical
13h – Ato em memória das vítimas
Durante todo o evento – Almoço solidário
Com sua participação no Ato e Canto pela Vida, o SIEMACO SÃO PAULO reforça seu compromisso com a valorização da vida, a dignidade no trabalho e a luta por políticas públicas eficazes em saúde e segurança do trabalho.
*Por Murilo Raggio (MTB 89.260/SP)
Fonte: Siemaco-SP
UGT - União Geral dos Trabalhadores