15/04/2025
Em 14 de abril a sede do Sentracos (Secretariado Nacional dos trabalhadores do comércio e dos serviços) foi palco de ação promovida pela Prefeitura de São Paulo, que debateu a segurança alimentar. Essa iniciativa evidencia a importância de unir esforços entre diferentes entidades para enfrentar desafios sociais e promover o bem-estar da população.
Na abertura do evento, Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), enfatizou que a segurança alimentar deve estar alinhada à geração de empregos e renda, constituindo uma ferramenta essencial para a inclusão social. Ele destacou: “Tão importante quanto promover a inclusão social por meio do emprego e da renda é garantir à população o pleno acesso à alimentação de qualidade. A segurança alimentar beneficia todos os setores da sociedade, especialmente na educação, onde crianças bem alimentadas têm melhor desempenho escolar, e na saúde, ao prevenir doenças evitáveis, muitas vezes decorrentes da má alimentação.”
Carlos Fernandes, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, apresentou as políticas públicas adotadas pelo município para garantir o acesso à alimentação saudável. Entre os exemplos mencionados estão os armazéns solidários, onde famílias cadastradas no CadÚnico podem adquirir alimentos a preço de custo, com um gasto médio de R$ 86,67 por consumidor. Além disso, o programa Sampa+Rural foi destacado como uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva local, incentivando pequenos produtores, como os de Parelheiros, na zona sul da cidade, a fornecerem alimentos para escolas, o que gera empregos e impulsiona o desenvolvimento das comunidades. Além disso, foram debatidos ao longo do dia temas sobre como combater a insegurança alimentar nos municípios do país, e foi citado que 33 milhões de pessoas passam por essa situação no Brasil, 27 milhões só nas cidades.
A UGT segue firme em seu compromisso de garantir os direitos dos trabalhadores e de garantir uma vida mais justa a todos.
UGT - União Geral dos Trabalhadores